Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PESQUISA PRODUZINDO COMPROMISSO PÚBLICO E FORMANDO PROFISSIONAIS DA SAÚDE ENGAJADOS NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, SEXUAIS E REPRODUTIVOS
Jucimar Frigo, Denise Azambuja Zoche, Silvana Zanotelli, Edlamar Kátia Adamy, Grasiele Busnello, Renata Mendonça Rodrigues, Carine Vendruscolo

Resumo


Caracterização do problema: as mulheres constituem mais da metade da população, são de todas as raças, etnias e idades, orientações sexuais, moram no campo ou nas cidades e seus problemas de saúde são muito complexos indo além das questões reprodutivas. Para responder às complexas demandas de saúde se faz necessário produzir uma formação que contemple diferentes ações, desde a atenção básica até os hospitais de mais alta tecnologia, sem deixar de lado outros espaços e lugares de produção de saúde. Descrição da experiência: Trata-se do relato de experiências de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, que abordam o ensino das políticas públicas de saúde para as mulheres e a Política Nacional sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, realizadas no curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Santa Catarina. Diversas iniciativas têm sido desenvolvidas de modo a produzir mudanças na formação dos profissionais de Enfermagem. Neste sentido, prevê por meio de aulas teórico-práticas, visitas técnicas e vivências nos serviços públicos de saúde, nos campos de atuação dos movimentos sociais, e das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Tais experiências despertam nos estudantes o interesse em pesquisar sobre a saúde da mulher a partir das políticas de saúde vigentes. Os temas abordados são contextualizados a partir da realidade loco-regional, oportunizando trabalhar conceitos complexos e subjetivos sobre sexualidade, homossexualidade, gênero, aborto, violência contra mulher, saúde das mulheres negras, agricultoras, e mulheres presidiárias. Estas experiências em serviço geraram 14 pesquisas realizadas nos serviços de saúde municipais e um projeto de extensão com o hospital regional e a rede de ensino público e privado do município de Chapecó/SC. Efeitos alcançados: produziu-se conhecimento cientifico e interlocução entre gestores, instituições de ensino e usuárias do SUS sobre atenção integral à saúde da mulher, saúde das mulheres em situação de vulnerabilidade, gestão da atenção á saúde da mulher (pré- natal, parto e puerpério). Recomendações: a diversidade da oferta de campos de prática traduz-se em oportunidade de reflexão, produção de conhecimento e fortalecimento da atenção á saúde da mulher bem como a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos.

Palavras-chave


Saúde da Mulher; Políticas Públicas; Formação em Saúde; Enfermagem.

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 1988.Disponível: htp: //www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 13 out. 2011.

______. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 set. 1990a.

_____. Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 dez. 1990b.

______. Ministério da Saúde. Portaria nº 95, de 26 de janeiro de 2001. Norma Operacional da Assistência à Saúde NOAS- SUS 01/2001. Brasília: Ministério da Saúde, 2001a.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica da Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001b.

______. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Portaria/GM nº 569, de 1º de junho de 2000. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Desenhos da organização da atenção no SUS: a integralidade da atenção à saúde. Encontro dos estudantes universitários da área de saúde e o SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

______. Ministério da Saúde. Área Técnica da Saúde da Mulher. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Plano de Ação para o período 2004-2007. Brasília: Ministério da Saúde, 2004a.

______. Ministério da Saúde. Controle do câncer de mama: documento de consenso. Brasília: Ministério da Saúde, 2004b. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/publicacoes/Consensointegra.pdf>. Acesso em: 8 maio 2012.

______. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011. Institui a Rede Cegonha no Âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011c.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Gestão de Políticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Gestação de Alto risco: Manual Técnico. 5. ed. Brasília, DF, 2010. ______.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao abortamento: norma técnica . Secretaria de Atenção à Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. ______. Ministério da Saúde, Febrasgo. Urgências e Emergências Maternas: Guia para Diagnóstico e Conduta em Situações de Risco de Morte Materna. 2. ed. Brasília, DF, 2000. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

ARAÚJO, Luciane de Almeida; REIS, Adriana Teixeira. Enfermagem na prática Materno-neonatal. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan,2012.


World Health Organization. Reproductive  Health Indicators: guidelines for their generation, interpretation and analysis monitoring. Genebra: WHO; 2006.