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VALORIZAÇÃO E CONHECIMENTO DO CORPO: A BASE PARA UMA EDUCAÇÃO SEXUAL DE QUALIDADE
Resumo
Caracterização do problema: A educação sexual é de extrema importância no amadurecimento do adolescente, visto que pode influenciar, positivamente, em seu comportamento durante esse período de sua vida, o qual é marcado por grandes transformações físicas, biológicas, sociais e políticas. Nessa fase, o conhecimento e a valorização das mudanças corporais deve ser uma temática abordada tanto no âmbito familiar, como no escolar. Dessa forma, objetivamos transmitir informações sobre o conhecimento do corpo e sua valorização, como forma de garantir a essa população o entendimento sobre as mudanças ocorridas nesse ciclo da vida. Descrição da experiência: Foram realizadas, no período de setembro a novembro de 2013, em uma escola, exposições dialogadas abordando cinco assuntos sobre a valorização e o conhecimento do corpo: autoestima, noções básicas de anatomia dos órgãos genitais externos, puberdade, menstruação e virgindade. Em seguida, os alunos foram divididos em seis grupos e elegeram um representante que tinha como papel expor o pensamento coletivo por meio de uma gincana. Durante essa dinâmica, foram realizadas perguntas sobre a temática e rodas de debate que premiava a equipe vencedora. Efeitos alcançados: Foi observado que, de fato, a associação entre exposição e dinâmica é um método eficaz para a transmissão do conhecimento, visto que o percentual de acertos de perguntas de amplo conhecimento foi de 100%, necessitando, inclusive, de perguntas extras de conhecimentos mais específicos para determinar o grupo vencedor. Recomendações: A utilização de metodologias crítico-reflexivas nesse contexto, por meio da construção dialogada do saber favorece positivamente o interesse dos alunos e contribui para a exteriorização das dúvidas e participação ativa do sujeito mostrando-se como um método efetivo de alcance de resultados. Observou-se que, durante a atividade de intervenção, houve um grande interesse dos adolescentes em contribuir, ativamente, seja expondo suas dúvidas e opiniões, seja participando da dinâmica aplicada. Assim, os adolescentes mostraram uma obtenção satisfatória de conhecimento.
Palavras-chave
conhecimento do corpo; adolescentes, sexualidade
Referências
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