Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VALORIZAÇÃO E CONHECIMENTO DO CORPO: A BASE PARA UMA EDUCAÇÃO SEXUAL DE QUALIDADE
Naiana Teles de Andrade, Sócrates Belém Gomes, Melissa Carollina Dantas Joventino, Lorena Cavalcante de Lemos, Marília Rabelo Pinheiro, Monique Montesuma de Vasconcelos, Thales Gonçalves de Sousa, Luiza Bezerra Cavalcante Soares, Mariana Lima Montenegro, Lucas Meireles Holanda, Nara Mirella Teixeira Paiva, Morgana Feitosa de Queiroga, Lisiani Maria Verri Alexandre, Luan Victor Almeida Lima, Joseane Marques Fernandes

Resumo


Caracterização do problema: A educação sexual é de extrema importância no amadurecimento do adolescente, visto que pode influenciar, positivamente, em seu comportamento durante esse período de sua vida, o qual é marcado por grandes transformações físicas, biológicas, sociais e políticas. Nessa fase, o conhecimento e a valorização das mudanças corporais deve ser uma temática abordada tanto no âmbito familiar, como no escolar. Dessa forma, objetivamos transmitir informações sobre o conhecimento do corpo e sua valorização, como forma de garantir a essa população o entendimento sobre as mudanças ocorridas nesse ciclo da vida. Descrição da experiência: Foram realizadas, no período de setembro a novembro de 2013, em uma escola, exposições dialogadas abordando cinco assuntos sobre a valorização e o conhecimento do corpo: autoestima, noções básicas de anatomia dos órgãos genitais externos, puberdade, menstruação e virgindade. Em seguida, os alunos foram divididos em seis grupos e elegeram um representante que tinha como papel expor o pensamento coletivo por meio de uma gincana. Durante essa dinâmica, foram realizadas perguntas sobre a temática e rodas de debate que premiava a equipe vencedora. Efeitos alcançados: Foi observado que, de fato, a associação entre exposição e dinâmica é um método eficaz para a transmissão do conhecimento, visto que o percentual de acertos de perguntas de amplo conhecimento foi de 100%, necessitando, inclusive, de perguntas extras de conhecimentos mais específicos para determinar o grupo vencedor. Recomendações: A utilização de metodologias crítico-reflexivas nesse contexto, por meio da construção dialogada do saber favorece positivamente o interesse dos alunos e contribui para a exteriorização das dúvidas e participação ativa do sujeito mostrando-se como um método efetivo de alcance de resultados. Observou-se que, durante a atividade de intervenção, houve um grande interesse dos adolescentes em contribuir, ativamente, seja expondo suas dúvidas e opiniões, seja participando da dinâmica aplicada. Assim, os adolescentes mostraram uma obtenção satisfatória de conhecimento.

Palavras-chave


conhecimento do corpo; adolescentes, sexualidade

Referências


ALTMANN, H. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero. Cadernos Pagu, p. 281-315,  2003.

 

CARVALHO, A. M.; RODRIGUES, C. S.; MEDRADO, K. S. Oficinas em sexualidade humana com adolescentes. Estudos de Psicologia (Natal), v. 10, p. 377-384,  2005

 

SOUZA, V. D. Adolescentes em cena: uma proposta educativa no campo da saúde sexual e reprodutiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, p. 1716-1721,  2011