Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DA UFRJ
Elaine Franco dos Santos Araujo, Maria Paula Cerqueira Gomes
Resumo
Trata-se de um estudo que está em fase inicial de implantação, junto a uma turma de quinze residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir da percepção da existência de uma lacuna no que tange aos procedimentos avaliativos dos residentes nos campos de prática profissional, o que vinha fragilizando o processo de formação e de ensino-aprendizagem destes estudantes, buscou-se apresentar a proposta de adoção do portfólio como um instrumento para sistematizar sua avaliação. Sendo assim, este estudo tem por objetivos: acompanhar o processo de aprendizagem e formação dos residentes de Saúde da Família e Comunidade, por parte dos preceptores, tutores e residentes, através da construção de um portfólio e identificar áreas que necessitam ser potencializadas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, a partir da reflexão crítica sobre os registros feitos no portfólio. Os alunos têm demonstrado grande interesse e empenho no desenvolvimento e elaboração de seus portfólios, tendo, no entanto, certa dificuldade, por ser a primeira vez que têm contato com tal ferramenta. Acreditamos no grande potencial da utilização do portfólio como instrumento de avaliação, podendo, este, se tornar uma importante estratégia de revisar o processo avaliativo, de maneira a torná-lo um meio de diagnosticar e reorientar o aprendizado. Além disso, ele tem sido uma forma importante da expressão da criatividade e sensibilidade dos estudantes, potencializando suas reflexões e aprendizados e possibilitando-lhes um maior envolvimento com as equipes de saúde da família. A implantação do portfólio, embora seja tida como inovadora e ousada, tem sido um exercício de permanente interação e troca de saberes e conhecimentos com os residentes, profissionais das equipes, docentes, tutores e preceptores do programa.
Palavras-chave
Residência Multiprofissional; Saúde da Família e Comunidade; Portfólio.
Referências
ALBERTINO, Fatima M. F. e SOUZA, Nadia A. Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Estudos em Avaliação Educacional. 29: 169-90; jan-jun; 2004.
FORTE, Franklin Delano Soares et al. Portfólio Desafio de Portar mais que Folhas: a Visão do Docente de Odontologia. Revista Brasileira de Educação Médica. 36 (1, Supl. 2): 25-32; 2012.
Luckesi, Carlos. Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar. Entrevista concedida a Aprender a Fazer, publicada em IP – Impressão Pedagógica, publicação da Editora Gráfica Expoente, Curitiba, PR, nº 36, 2004, p. 4-6. Disponível no Website de Cipriano.
Luckesi, C.C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? (disponível em http://www.artmed.com.br/patioonline/patio.htm?PHPSESSID=47c842e39090dec902020db09b210123)