Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OS ESTUDOS DE CASO EM GESTÃO DE EQUIPES DE SAÚDE
Mayara Bontempo Ferraz, Ariállisson Monteiro dos Santos, Pedro Vinícius Silva dos Santos

Resumo


Criado no Brasil a partir do êxito na experiência com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, e dos modelos da assistência à saúde de Cuba, Canadá, Suécia e Inglaterra, o Programa Saúde da Família (PSF) configura uma estratégia de reorientação da atenção básica com objetivo de integralidade da assistência à saúde e o reconhecimento do sujeito em sua realidade social, econômica e cultural. Sua criação expressou uma efetiva ampliação da clínica, e consigo, expôs a necessidade da relação interdisciplinar no processo de trabalho. A proposta fez com que se ampliassem muitas discussões acerca da atuação em saúde coletiva, tais como a de distinções de campo e núcleo de saber e prática, ou a da configuração do trabalho interdisciplinar. Mas ainda se aponta à necessidade de abordagem das estratégias de construção da relação multiprofissional, da integração interdisciplinar, e da comunicação nas equipes. Objetivos Discutir os estudos de casos como estratégias na construção da comunicação, integração e planejamento multiprofissional, com o foco na apropriação do trabalho pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS). Método Análise de literatura e do desdobramento de uma pesquisa qualitativa sobre a experiência subjetiva dos ACS no trabalho em PSF. Resultados Os estudos de caso demonstram proporcionar a oportunidade de compartilhamento das ideias, sentimentos, e compreensões dos profissionais sobre as demandas da comunidade, assim como tornam o processo de elaboração dos planos de ação um espaço para a integração, formação de parcerias e reelaboração das experiências profissionais. Na busca de ampliar o conhecimento sobre o seu objeto de trabalho, e aprimorar a escuta profissional, muitos profissionais encontram nos estudos de caso uma oportunidade de apreender aspectos não atentados no cotidiano do trabalho. De forma complementar, o repasse das informações obtidas no acompanhamento das famílias atendidas pelos ACS são importantes fontes de sentido para a atuação profissional. Conclusão É importante que no PSF as atividades profissionais não sejam desvirtuadas à justaposição das tarefas. A estratégia requer o alcance de um modelo integrado e é necessário que todos os membros de equipe reconheçam o sentido contido na proposta das ações, este trabalho envolve relações de diálogo, e com isto as reuniões de equipe não podem ser reduzidas à atividade administrativa e burocrática para organização do processo de trabalho das unidades.

Palavras-chave


Gestão de esquipes; estudos de caso; trabalho interdisciplinar.

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.488 de 21 de outubro de 2011. Disponível em: < http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/110154-2488.html>. Acesso em: 01 de nov. 2013.

_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_basica_2006.pdf> Acessado 01 nov. 2013.

_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Programa de saúde da família: saúde dentro de casa. Brasília: Ministério da Saúde, 1994.

CAMPOS, G. W. S.; DOMITTI, A. C. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública [online], v.23, n.2, pp. 399-407, 2007.

CARDOSO A.S., NASCIMENTO M.C. Comunicação no Programa Saúde da Família: o agente de saúde como elo integrador entre a equipe ea comunidade. Cienc. saúde coletiva, v.15, n.1, pp.1509-20, 2010.

FURTADO, J.P. Equipes de referência: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.11, n.22, p.239-5, 2007.

JARDIM, T.A.; LANCMAN, S. Aspectos subjetivos do morar e trabalhar na mesma comunidade: a realidade vivenciada pelo agente comunitário de saúde. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.13, n.28, p.123-35, 2009.

KELL, M.C.G; SHIMIZU, H.E. Existe trabalho em equipe no Programa Saúde da Família?. Ciênc. saúde coletiva, v.15, n.1, pp. 1533-41, 2010.

MADEIRA, K. H. Práticas do trabalho Interdisciplinar na Saúde da Família: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) – Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. SC, 2009.

PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação. Interface (Botucatu) [online], v.4, n.6, pp. 151-151, 2000.

PUPIN, V.M.; CARDOSO, C.L. Agentes Comunitários de Saúde e os sentidos de “ser agente”. Estudos de Psicologia (Natal), v. 13, n. 2, p.p.157-163, 2008.

ROSA, W. A.G.; LABATE, R.C. Programa saúde da família: a construção de um novo modelo de assistência. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online], v.13, n.6, pp. 1027-1034, 2005.

SANTOS, L. P. G. S.; FRACOLLI, L. A. O Agente Comunitário de Saúde: possibilidades e limites para a promoção da saúde. Rev. esc. enferm. USP [online], v.44, n.1, pp. 76-83, 2010.

SILVA, I. Z. Q.; LENY A. B. O trabalho em equipe no PSF: investigando a articulação técnica e a interação entre os profissionais. Revista Interface (Botucatu), v.9, n.16, Botucatu set./fev. 2005.

VIANA, A. L. D.; DAL POZ, M. R. A reforma do sistema de saúde no Brasil e o Programa de Saúde da Família. Physis [online], v.8, n.2, pp. 11-48, 1998.