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ENSINO EM ENFERMAGEM PARA ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REORIENTAÇÃO NECESSÁRIA
Resumo
Introdução: A enfermagem vem desempenhando papel importante na construção do atual sistema de saúde do Brasil. Como estratégia para reorientar o modelo assistencial, surge, a Estratégia de Saúde da Família e para implementação desse modelo é necessária qualificação de profissionais de enfermagem, para fortalecimento das práticas referentes à Atenção Primária à Saúde, já que a estes tem assumido também, o processo de formulação, implantação e implementação dessas estratégias no país. Objetivos: Buscar e avaliar as evidências disponíveis na literatura acerca do ensino em Enfermagem na formação para a Atenção Primária à Saúde. Métodos: O trabalho foi desenvolvido por meio de revisão de literatura integrativa, produzidos entre os anos 2002-2012, e disponibilizados nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO. Os descritores utilizados foram: ensino, enfermagem, atenção primária à saúde e saúde da família. Foi realizada uma leitura exaustiva das trinta publicações encontradas que após serem analisadas por meio de critérios inclusão previamente determinados restaram onze publicações. Resultados: Sete artigos são de abordagem qualitativa, um quali-quantitativa e três revisão de literatura. Percebe-se que existem poucas produções entrelaçando o ensino, a enfermagem e a atenção primária à saúde nos últimos 10 anos. No entanto, observa-se uma abrangência considerável dos estudos possibilitando reforçar: o caráter indelével da academia na produção de conhecimento científico sobre a temática; a discussão e proposição de mudança curricular do ensino enfermagem para garantir uma formação consistente para atuarem na Atenção Primária à Saúde, bem como reflexão do processo ensino-aprendizagem e sua relação pedagógica; a necessidade de aproximação do estudante com as equipes de saúde da família consolidando a relação teórico-prática. Conclusão: Podemos constatar a importância da articulação entre os níveis de atenção à saúde na busca da integralidade de assistência, de modo a concretizar a formação generalista em virtude da complexidade da atenção primária e a grande abrangência de escopo, bem como a necessidade de novos estudos de maneira a subsidiar o ensino sobre a referida temática.
Palavras-chave
ensino; enfermagem; atenção primária à saúde; saúde da família