Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO DE MANGUINHOS R.J - UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
William da Silva Coimbra

Resumo


Introdução: A formação de profissionais atendendo aos princípios do SUS é um dos maiores desafios das instituições de formação na atualidade. Na área da enfermagem, por exemplo, a falta de compatibilidade do processo de formação com as necessidades de novos horizontes profissionais vem sendo alvo dos Ministérios da Educação e da Saúde. Para os graduandos de enfermagem conhecer os determinantes sociais, históricos e culturais que determinam os hábitos de vida dos sujeitos e poder sobre eles refletir e agir, dentro de uma parceria com o usuário, é uma ação que está em construção, presente muito mais nos projetos pedagógicos dos cursos do que na realização das práticas. Neste sentido, as ações ou práticas de promoção da saúde e de  prevenção de agravos, que deveriam ser trabalhadas por meio da educação em saúde, são pouco valorizadas, se apresentando como um adendo, um apêndice  ao processo de assistir ou de cuidar em saúde. Neste projeto de estudo nos propomos a entender a demanda crescente de casos de gravidez na adolescência no território da Clínica da Família Victor Valla de Manguinhos, e as possibilidades de desenvolvimento de práticas de educação em saúde para trabalhar junto a este grupo social. Nas últimas décadas do século XX e primeira década do Século XXI esta prática tem aumentado muito, se tornando motivo de preocupação de gestores, de formuladores de políticas e de instituições de formação de profissionais de saúde e de educação. A educação em saúde pode ser eleita como estratégica no atendimento de adolescentes grávidas dentro do contexto da Atenção Primária em saúde, pois além do conhecimento pode-se construir vínculos e promover-se a responsabilização e o autocuidado. Objetivos: Identificar as lacunas no processo de formação de enfermeiros no que diz respeito a educação em saúde frente a gravidez na adolescência; analisar as potencialidades e as limitações da atenção básica, em especial da clínica da família, como espaço para a educação em saúde a ser realizada pelo enfermeiro diante da gravidez na adolescência; apontar estratégias que minimizem os espaços na formação no que se refere a educação em saúde com grupos de adolescentes que vivenciam a gravidez.Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, realizado na Clínica da Família  Victor Valla em Manguinhos, onde o pesquisador atua e que é espaço de formação de estágios alunos de diferentes cursos da área da saúde .A pesquisa será realizada com alunos de diferentes cursos de enfermagem que realizam estágios nesta Clínica da Família. A análise dos dados será realizada através de sucessivas leituras dos depoimentos e aproximação dos mesmos, surgindo assim as categorias que expressarão o pensamento dos sujeitos. Ao final, os dados serão confrontados com autores que realizaram estudos semelhantes. O cumprimento dos aspectos éticos se dará pela aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Referências


ACIOLI, S. A Prática Educativa como Expressão do Cuidado em Saúde Pública. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol. 61, n. 1, pp. 117-121. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672008000100019&script=sci_arttext >.

ALMEIDA, A. H. e SOARES, C. B. Ensino de Educação nos Cursos de Graduação em Enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2010, vol. 63, n. 1, pp. 111-116. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-1672010000100018&script=sci_arttext

ARAÚJO, D. V. de, SILVA, C. C. da e SILVA, A. T. M. C. da. Formação de Força de Trabalho em Saúde: contribuição para a prática educativa em enfermagem. Cogitare enferm. 2008, vol. 13, n. 1, jan-mar, pp 10-17. Disponível http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/11944/8428

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm >. Acesso: 10 set 2012.

BRASIL. Lei 8.080/90 de 19 de setembro de 1990. Brasília: Senado, 1990. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf >. Acesso em: 10 set 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf >. Acesso em 18 mai 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: <>. Acesso em 17 mai 2012.

FIGUEIREDO, N. M. A. de (Org.). Práticas de Enfermagem: ensinando a cuidar em Saúde Pública. 1ª ed. São Paulo: Yendis, 2008.

GEJER D, Françoso L, Reato L. Sexualidade e Saúde reprodutiva na adolescência. São Paulo; Atheneu, 2001

HADDAD, Ana Estela.  A Enfermagem e a Política Nacional de Formação dos  Profissionais de Saúde para o SUS. Rev Rev Esc Enferm USP 2011; 45(Esp. 2):1803-9

LIMA, Carla Moura (org.) – Território, participação popular e saúde: Manguinhos em debate. / organizado Poe Carla Moura Lima e Leonardo Brasil Bueno – Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2010.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

MINISTÉRIO DA SAÚDE – Normas de Atenção à Saúde Integral do Adolescente – Volume II – Brasília, 1993.