Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO PERMANENTE PROVOCANDO MUDANÇAS NA CONCEPÇÃO DO CUIDADO E NA PRÁTICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Viviane da Costa Freitas, Suzelaine Tanji, Mariana Beatriz Arcuri, Debora Passos da Silva Jones, Lorena Freitas Salgado de Castro

Resumo


A formação dos trabalhadores em saúde no cotidiano do trabalho vivo de uma equipe de saúde da família vem se desvelando para além do conhecimento técnico- cientifico, mas, sobretudo, para o desenvolvimento de competências que possam promover a produção de cuidados elevando a qualidade de vida e de saúde da população. A Educação Permanente (EP) é uma ferramenta potente para reflexão crítica das práticas profissionais e para o próprio processo de trabalho, provocando transformações assistenciais, de controle social, no ensino e na gestão, com o objetivo de atender às necessidades de saúde dos usuários. Com isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar, por meio de relato de experiência, a educação permanente enquanto estratégia de formação que possibilita provocar mudanças na vida profissional e dos usuários dos serviços de saúde. A atuação do facilitador de EP iniciou junto a um processo de mudança de quase todos os trabalhadores da equipe de saúde da família de uma determinada comunidade do município de Teresópolis, ocasionando desconfiança, insegurança e afastamento dos usuários da Unidade. Rodas semanais de EP foram implementadas e várias questões foram apresentadas e justificadas pelo distanciamento dos indivíduos ao serviço. Em um dos encontros, houve movimento e a partir de desconfortos gerados diante das questões problematizadas, foi impulsionado pela própria equipe, que se lançariam ao território adscrito, priorizando a identificação de lideranças comunitárias, os locais de concentração de trabalhadores e as visitas domiciliares para estreitamento das relações e criação de vínculos. Em pouco tempo foi avaliada a experiência por causar impacto na procura por parte dos usuários e familiares, aumentando a demanda da atenção e a oportunidade de cuidados à saúde. Para tanto, percebe-se a relevância da EP para a formação de profissionais do SUS, provocando movimento, inovação e reflexão a partir da realidade experimentada, sendo capazes de enfrentar desafios do trabalho de maneira criativa, responsável, humana e ética, melhorando permanentemente a prática do cuidado.

Palavras-chave


Trabalho, Educação Permanente, Cuidado

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004. Seção 1.

____. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer. 2. ed. Brasília, DF; 2005.

CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M.. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. 2004 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/physis/v14n1/v14n1a04.pdf Acesso: 15/11/2013

MERHY, E. E. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Revista Interface Comunic, Saúde, Educ 9(16): 2005