Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROTAGONISMO DAS FAMÍLIAS NA DEFINIÇÃO DE SUAS ESTRATÉGIAS DE CUIDADO EM SAÚDE, TERESINA-PI
Elaine Monteiro da Costa, José Ivo dos Santos Pedrosa, Antônio Allan Camilo Oliveira Silva Sales, Onias de Sousa Rodrigues Filho, Patrícia Ferreira de Sousa Viana, Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro, Maria Luci Esteves Santiago

Resumo


Os determinantes sociais de saúde constituem um conjunto de fatores que interagem e condicionam a saúde dos sujeitos, inseridos em um território que é próprio. Analisar as condições de vida da população a partir do seu espaço é estratégia prioritária para avaliar toda a complexidade que o meio revela, sem fragmentar os eventos determinantes e os impactos sobre a saúde. A saúde e os modos de viver da população devem ser pautados no exercício do protagonismo, partindo da própria compreensão de necessidade de saúde, definindo suas estratégias de enfrentamento. Objetivos: Descrever as estratégias de cuidado adotadas por famílias vinculadas à Estratégia Saúde da Família, e suas características sociais e econômicas. Método: Este relato trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado em fase de conclusão na Universidade Federal do Piauí. A pesquisa foi realizada em um território da ESF de Teresina-PI. A coleta de dados realizou-se através de um questionário previamente elaborado, totalizando 56 questionários. Em visitas domiciliares, realizaram-se entrevistas com representantes das famílias, selecionadas pelos ACS, seguindo o critério de escolha uso reconhecido de práticas populares de cuidado. Resultados Os resultados parciais são: 94% dos entrevistados são do sexo feminino, idade média de 51,2 anos, raça/cor autodeclarada parda (71,4%) e 69,6% realizam alguma atividade remunerada. Em relação à composição familiar, 19,8% eram crianças, 23% adolescentes, 42,4% adultos e 14,9% idosos, estimando-se média de 4,4 pessoas/família. 78,6% das famílias possuem renda entre 1 e 3 salários mínimos e 64,3% recebem algum benefício do governo. As estratégias de cuidado à saúde mais referidas foram: não deixa brincar no sol, terra e/ou esgoto, cuidados com higiene pessoal e limpeza da casa, cuidados com a alimentação, orações e oferecer os medicamentos necessários (estratégias de cuidado para crianças e adolescentes); seguir as orientações médicas, cuidados com alimentação, prática de atividade física, não fumar e não beber, cuidados com higiene pessoal e de casa (estratégias de cuidado para adultos e idosos). Conclusão: As famílias possuem concepções próprias sobre saúde, doença e qualidade de vida. Suas crenças, valores e costumes determinam, em muitos momentos, que práticas serão escolhidas para cuidar da saúde dos seus membros. Estas estratégias ora estão permeadas pelo saber popular, ora pelo conhecimento científico ou mesmo numa aliança entre os diferentes saberes.

Referências


BARATA, R. B. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

PEDROSA, J. I. S.  Promoção da saúde nos territórios: construindo sentidos para a emancipação. In: Landim, F. L. P., CATRIB, A. M. F., COLLARES, P. M. C. (Org.). Promoção da saúde na diversidade humana e na pluralidade de itinerários terapêuticos. Campinas: Saberes, 2012.