Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE AÇÕES EM PROMOÇÃO DA SAÚDE: A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA
Stephanie Pereira, Alice Barone de Andrade, Tereza Cristina de Cala, Renata Davi de Sousa, Ana Claúdia Camargo Gonçalves Germani

Resumo


Introdução: A Nova Promoção da Saúde (NPS) tem por base sete princípios fundamentais: concepção holística/ampliada da saúde; intersetorialidade; ações multiestratégicas; empoderamento; participação social; equidade e sustentabilidade. Tais princípios incentivam a comunicação entre diversos saberes. Ciência e técnica se aproximam de valores individuais e sociais, no sentido fortalecer seu protagonismo nos determinantes do processo de saúde-doença, promovendo maior qualidade de vida e saúde. No Brasil desde 2006 há uma Política Nacional de Promoção da Saúde que apresenta diretrizes e recomendações acerca do tema. Um dos desafios colocados é avaliar as ações de Promoção da Saúde para buscar a reorientação e a reflexão sobre as práticas de saúde. Entende-se, neste trabalho, que a avaliação inclui as dimensões técnicas, mas as extrapola uma vez que busca o significado formativo das práticas. Objetivo: Refletir sobre a construção de uma metodologia para avaliar ações de promoção da saúde sob a perspectiva das necessidades de saúde. Método: Este trabalho foi desenvolvido em um estágio do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Primária. Envolveu a realização de revisão narrativa sobre a promoção da saúde e as necessidades sociais de saúde de forma articulada a uma breve experiência de avaliação de ações de promoção da saúde desenvolvidas em um Centro de Saúde Escola. Resultados: O conceito de Necessidades de Saúde é fundamental para a avaliação de ações em saúde. A maneira como se dá sua apreensão por um serviço de saúde é forte indicativo do cuidado produzido nesse espaço. Necessidades de saúde construídas a partir do encontro profissional-usuário, por meio de uma comunicação dialética e do olhar da saúde em seu conceito ampliado, são ferramentas importantes para pensar ações de saúde e, especialmente, para sua promoção. Quando se pensa em uma metodologia para avaliar ações de Promoção da saúde, logo fica clara a abrangência deste conceito. Portanto, partir da apreensão das necessidades de saúde para se aproximar das propostas da NPS, mostrou-se um caminho valioso para refletir e avaliar ações nesse campo. Conclusão: As ações de Promoção da Saúde podem ser avaliadas a partir da compreensão sobre como são apreendidas as necessidades de saúde. O cuidado que delas se aproxima mostram efetivamente os princípios que regem a NPS.

Palavras-chave


Avaliação; Promoção da Saúde; Necessidades de Saúde; Processo de Trabalho

Referências


1-Ayres J.R. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva [serial on the Internet]. 2004 Sep [cited 2013 Oct 08] ; 9( 3 ): 583-592.

2- Ayres, J.R.C.M. Prevenção de agravos, promoção da saúde e redução de vulnerabilidade. In: Martins, M. A.; Carrilho, F. J.; Alves, V. A. F.; Castilho, E. A.; Cerri, G. G.; Wen, C. L. (Eds.). Clínica Médica. V.1. Barueri: Manole, 2009, p.435-455.

3- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde.Brasília, 2006.

4- Campos, CMS. Bataiero, MO. Necessidades de Sáude: uma análise da produção científica brasileira de 1990 a 2004. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 11, n 23, p. 605-618, 2007.

5- Cecilio, LCO. As Necessidades de Saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. In: Pinheiro, Roseni; Mattos, Ruben Araujo de. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro, IMS ABRASCO, 2001, p.113-126

6 - Mendes-Gonçalves, RB, Práticas de Saúde: processos de trabalho e necessidades. São Paulo: Secretaria Municipal da saúde, 1992.

7- Novaes Hillegonda Maria D. Avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde. Rev. Saúde Pública [periódico na Internet]. 2000 Out [citado 2013 Out 08]; 34(5): 547-549

8- Teixeira, R.R. As redes de trabalho afetivo e a contribuição da saúde para a emergência de uma outra concepção de público (working-paper). In: Research Conference on: rethinking “the Public” in Public Health: Neoliberalism, Structural Violence, and Epidemics of Inequality in Latin América. San Diego: Center for Iberian and Latin American Studies, University of California-San Diego, 2004b.17.

9 -Teixeira, R.R. O acolhimento num serviço de saúde entendido como uma rede de conversações. In: Pinheiro, R.; Mattos, R.A. (Orgs.) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: IMS-UERJ/ABRASCO, 2003. p.89-111.