Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CÍRCULO DE CULTURA COM IDOSOS: UMA FORMA DE DIALOGAR ATIVAMENTE SOBRE A MENOPAUSA
Carla Valentina Melo de Matos, Camila Moreira Nobre Bonfim, Joseane Marques Fernandes, Carolina Silton Pinheiro de Araújo, Carlos Henrique Maia Ferreira Alencar, Camila Sousa Gonçalves, Camilla Camuza Coelho Rabelo Queiroz, Camila de Queiroz Campos Ferraz, Caio Henrique Nunes Bezerra, Cláudio Paula Pessoa Dias Júnior

Resumo


Caracterização do problema: O climatério é, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma fase biológica, compreendendo a transição entre os períodos reprodutivos e não reprodutivos femininos. A menopausa é definida como o último ciclo menstrual somente reconhecida após 12 meses da última ocorrência das regras. Esta é acompanhada de inúmeras alterações físicas e psicológicas, o que torna essencial o esclarecimento dos idosos acerca dessa temática como forma de recondicionar sua situação de saúde e minimizar os incômodos ocorridos nesse período. Descrição da experiência: Doze acadêmicos de medicina de uma universidade sediada em Fortaleza trabalharam a temática por meio da formação de grupo de discussão com idosos. O encontro foi realizado em um centro de referência e assistência social (CRAS) que trabalha vinculado a atenção básica do município. Os encontros tiveram reuniões quinzenais que foram realizadas ao longo do segundo semestre de 2013 com uma população de 25 idosos. As atividades eram iniciadas com cantorias entoadas por um violão e as vozes dos idosos como forma de estimular o grupo e trazer os participantes para mais próximo dos facilitadores. No segundo momento, optou-se pela utilização de palavras geradoras de reflexão utilizando a formação de um círculo de cultura, para extrair do grupo o conhecimento prévio e tornar todos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Cada idoso escolheu uma das palavras oferecidas pelos alunos e, a partir dela, expôs sua impressão e vivencia. Por fim, os universitários expuseram uma apresentação cujo conteúdo sintetizava o que havia sido discutido, organizando o pensamento e as ideias expostas ao longo do processo. Efeitos alcançados: Observou-se um contentamento dos idosos por poder participar ativamente da discussão e por expor suas experiências ou a de suas companheiras no período abordado, fazendo emergir um espaço de reflexão, empoderamento e aprendizado. O vínculo já criado no início do processo foi estreitado quando, ao final, os alunos fizeram uso novamente do violão para tocar, cantar e dançar com os idosos. Recomendações: a utilização de ferramentas ativas de ensino aprendizagem em grupos de idosos mostrou-se bastante eficaz no alcance das metas, propiciando que estes se sentissem parte integrante do processo construtor do conhecimento e fontes reativas da construção social de sua saúde.