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O CÍRCULO DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE DIÁLOGOS SOBRE ENSINO NA SAÚDE
Resumo
Caracterização do problema: Os desafios atuais requerem da formação preparar sujeitos interessados e implicados com a transformação da realidade. Os Ministérios da Saúde e da Educação vêm promovendo estratégias de reorientação da formação profissional, como o Pró-Saúde, o PET-Saúde e o Pró-Ensino na Saúde, visando preparar docentes e profissionais comprometidos com a produção de saberes e práticas adequados ao SUS. Descrição da experiência: Buscando contribuir com o fortalecimento do processo de reorientação da formação em saúde no Brasil, realizamos em outubro de 2013 o simpósio diálogos sobre ensino na saúde, envolvendo professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde e membros da gestão e do controle social vinculados a três universidades associadas em um projeto do edital Pró-Ensino na Saúde. Foco do evento foi o papel da gestão, a formação de formadores e a produção científica e tecnológica, tendo como estratégia metodológica o círculo de cultura, proposta pedagógica de Paulo Freire, implementada em quatro momentos: definição de perguntas geradoras sobre nossas práticas; produção de textos para transcender e explicar nossas realidades; elaboração de estratégias para transformar práticas e realidades; formulação de propostas para integrar ações colaborativas. Efeitos alcançados: 75 participantes e quatro facilitadores vivenciaram em dois dias práticas pedagógicas de transformance, rodas de conversa, entre outras experiências dialógicas. O debate destacou desafios como: utilidade da produção científica e de tecnologias para o ensino, o serviço e a comunidade; papel dos profissionais como formadores nos cenários de prática; formação para o protagonismo social; articulação efetiva ensino-serviço-comunidade como papel da gestão. Na agenda de ações colaborativas destacam-se: criar estratégias de comunicação, promovendo maior adesão ao movimento de reorientação da formação; e incrementar a Rede Docente Assistencial, como espaço efetivo de gestão na interação ensino-serviço-comunidade. Recomendações: O circulo de cultura mostrou-se estratégia adequada e coerente com os objetivos do evento. Além de oportunizar diálogos, exigiu de todos disposição para a escuta e confiança na capacidade reflexiva e criadora dos participantes. Um evento dessa natureza requer competência de gestão, didática, mas também de cuidado, buscando equilíbrio entre objetivos traçados e expectativas e envolvimento dos participantes para a produção de sentidos.
Palavras-chave
educação superior; métodos ativos de aprendizagem; círculo de cultura