Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O CÍRCULO DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE DIÁLOGOS SOBRE ENSINO NA SAÚDE
Maria Elisabeth Kleba, Maira Tellêchea da Silva, Irma da Silva Brito, Dan Baron

Resumo


Caracterização do problema: Os desafios atuais requerem da formação preparar sujeitos interessados e implicados com a transformação da realidade. Os Ministérios da Saúde e da Educação vêm promovendo estratégias de reorientação da formação profissional, como o Pró-Saúde, o PET-Saúde e o Pró-Ensino na Saúde, visando preparar docentes e profissionais comprometidos com a produção de saberes e práticas adequados ao SUS. Descrição da experiência: Buscando contribuir com o fortalecimento do processo de reorientação da formação em saúde no Brasil, realizamos em outubro de 2013 o simpósio diálogos sobre ensino na saúde, envolvendo professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde e membros da gestão e do controle social vinculados a três universidades associadas em um projeto do edital Pró-Ensino na Saúde. Foco do evento foi o papel da gestão, a formação de formadores e a produção científica e tecnológica, tendo como estratégia metodológica o círculo de cultura, proposta pedagógica de Paulo Freire, implementada em quatro momentos: definição de perguntas geradoras sobre nossas práticas; produção de textos para transcender e explicar nossas realidades; elaboração de estratégias para transformar práticas e realidades; formulação de propostas para integrar ações colaborativas. Efeitos alcançados: 75 participantes e quatro facilitadores vivenciaram em dois dias práticas pedagógicas de transformance, rodas de conversa, entre outras experiências dialógicas. O debate destacou desafios como: utilidade da produção científica e de tecnologias para o ensino, o serviço e a comunidade; papel dos profissionais como formadores nos cenários de prática; formação para o protagonismo social; articulação efetiva ensino-serviço-comunidade como papel da gestão. Na agenda de ações colaborativas destacam-se: criar estratégias de comunicação, promovendo maior adesão ao movimento de reorientação da formação; e incrementar a Rede Docente Assistencial, como espaço efetivo de gestão na interação ensino-serviço-comunidade. Recomendações: O circulo de cultura mostrou-se estratégia adequada e coerente com os objetivos do evento. Além de oportunizar diálogos, exigiu de todos disposição para a escuta e confiança na capacidade reflexiva e criadora dos participantes. Um evento dessa natureza requer competência de gestão, didática, mas também de cuidado, buscando equilíbrio entre objetivos traçados e expectativas e envolvimento dos participantes para a produção de sentidos.

Palavras-chave


educação superior; métodos ativos de aprendizagem; círculo de cultura