Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS ONCOLÓGICAS
Gilson de Vasconcelos Torres, Isabelle Campos de Azevedo, Roberta Kaliny de Souza Costa, Cristyanne Samara Miranda de Holanda, Rhayssa de Oliveira e Araújo, Marina de Góes Salvetti

Resumo


Introdução: Ferida oncológica é um tipo de lesão cutânea caracterizada pela infiltração de células malignas na pele de pacientes com câncer1-2. O cuidado com férias é prática cotidiana da enfermagem inserida nos serviços da atenção básica3. O enfermeiro orienta, executa e supervisiona a equipe, atuando na prevenção, avaliação e indicação do tratamento adequado para a lesão4. Objetivo: Investigar a avaliação e o tratamento de feridas oncológicas realizados pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Método: Pesquisa descritiva, transversal, quantitativa, desenvolvida de setembro a dezembro/2011, com 14 enfermeiros de unidades básicas de saúde de um município do estado do Rio Grande do Norte. A amostra por conveniência foi composta 14 enfermeiros e os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada. As unidades de saúde foram visitadas de modo aleatório para contato com os sujeitos. Os dados foram organizados em tabelas com frequências dos dados. Houve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEP-UERN), com protocolo 031/2011. Resultados: A maioria dos entrevistados não estudou conteúdos sobre feridas oncológicas na graduação (64%) e não participou de capacitações sobre o tema. Metade possuía alguma formação específica em feridas, por meio de capacitações (71%) ou especializações (29%). As lesões mais presentes foram em câncer de mama (37%), pele - não melanoma (16%), próstata (11%) e de colo uterino (5%). Foram citados uso de curativos abertos (29%), oclusivos (21%), orientados pelas características da lesão (21%), prescritos pelo médico (7%) e outros não souberam responder (29%). Quanto aos produtos utilizados tem-se: soro fisiológico (71%), gaze (43%), óleo de girassol (29%), colagenase (29%), povidine/PVPI (14%), papaína (14%), fita hipoalergênica/micropore (14%), atadura (14%) e fibrase (7%). Uma parcela de 29% não tinham conhecimentos e utilizavam produtos prescritos pelo médico (14%). Como dificuldades foram citadas falta de capacitação, escassez de materiais, carência de estrutura física, falta de tempo. Conclusão: As lacunas na formação e as precárias condições de trabalho apresentam-se como fatores limitantes da prática profissional. É necessário investir na preparação dos profissionais e na estruturação das unidades de saúde, para melhoria do cuidado a pessoas com feridas oncológicas.

Palavras-chave


Cuidados de enfermagem; Ferimentos e Lesões; Neoplasias

Referências


1. Firmino F. Feridas neoplásicas: estadiamento e controle dos sinais e sintomas. Prática hospitalar [Internet]. 2005 [citado 2013 out 24]; 42. Disponível em: http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2042/pgs/materia%2006-42.html.

2. Agra G, Fernandes MA, Platel ICS, Freire MEM. Cuidados paliativos ao paciente portador de ferida neoplásica: uma revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Cancerologia 2013; 59(1): 95-104.

3. Benevides JP, Coutinho JFV, Santos MCL, Oliveira MJA, Vasconcelos FF. Avaliação clínica de úlceras de perna em idosos. Rev Rene. 2012; 13(2):300-8.

4. Torres GVT, Mendes FRP, Mendes AFRF, Silva AO, Torres SMSGSO, Viana DMO, et al. Nurses’ evaluation about primary health care of users with venous ulcers: study in Évora, Portugal.  Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2011 [cited 2013 Out 20]; 5(spe):388-98. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/1731