Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PET SAÚDE E A INTEGRAÇÃO SERVIÇO-ENSINO-COMUNIDADE PARA A SAÚDE DO IDOSO
Eduardo Rodrigues Simal Santos, Fabiana Cristina de Freitas, Adriana Silva Drumond, Simone Campos Maia Andrade, Ninon de Miranda Fortes, Luana Carla Souza Debortoli, Silvany Alves da Costa, Aparecida Lima

Resumo


O processo de envelhecimento populacional vem se tornando tema de discussão entre os organismos nacionais e internacionais, e também entre os diversos segmentos da sociedade civil e da comunidade acadêmica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística– IBGE em 2050, a população idosa ultrapassará os 22,71% da população total do país. Com isso, para responder à demanda de cuidados contínuos em saúde deste grupo etário é imprescindível a formação de profissionais capacitados e comprometidos a compreender, refletir e propor ações de saúde para esta população. Nesse contexto, o PET-Saúde tem como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho. A articulação destas iniciativas do PET-Saúde visa a reorientação da formação profissional, a promoção de grupos de aprendizagem tutorial, assim como a formação de estudantes de cursos de graduação. O PET Saúde do Idoso propôs um levantamento das condições sócio demográfico e clínicas de aproximadamente 460 idosos com 80 anos ou mais, residentes na área de abrangência de um centro de saúde de Belo Horizonte. Objetivos: elaborar e propor, junto à ESF, NASF, bolsistas e preceptores, estratégias de enfrentamento das necessidades identificadas nos idosos cadastrados no centro de saúde; realizar e acompanhar em parceria com ESF/NASF o plano de cuidado contra referenciado pelo serviço especializado; reforçar o cuidado ao idoso restrito ao domicílio. Método: entrevistas domiciliares que são realizadas pela equipe do PET acompanhada pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS para o preenchimento da Ficha de Avaliação – Identificação do Idoso da área de abrangência do Centro de Saúde Vale do Jatobá com 80 anos ou mais, adaptada do “Protocolo do Centro Mais Vida”. Resultados: o trabalho está em andamento e após a coleta e análise dos dados é esperado que fosse possível estabelecer e executar o plano terapêutico compartilhado com profissionais da Atenção Primária conforme demanda identificada. Conclusão: A criação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde tem se mostrado importante para formação dos alunos em diversos cenários de práticas, aproximando e articulando os aspectos teóricos com as demandas sociais, assim como a qualificação em serviço dos profissionais em um espaço que propicia a prática multidisciplinar.

Palavras-chave


Saúde do Idoso; Interdisciplinaridade; Educação