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PET SAÚDE E A INTEGRAÇÃO SERVIÇO-ENSINO-COMUNIDADE PARA A SAÚDE DO IDOSO
Resumo
O processo de envelhecimento populacional vem se tornando tema de discussão entre os organismos nacionais e internacionais, e também entre os diversos segmentos da sociedade civil e da comunidade acadêmica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística– IBGE em 2050, a população idosa ultrapassará os 22,71% da população total do país. Com isso, para responder à demanda de cuidados contínuos em saúde deste grupo etário é imprescindível a formação de profissionais capacitados e comprometidos a compreender, refletir e propor ações de saúde para esta população. Nesse contexto, o PET-Saúde tem como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho. A articulação destas iniciativas do PET-Saúde visa a reorientação da formação profissional, a promoção de grupos de aprendizagem tutorial, assim como a formação de estudantes de cursos de graduação. O PET Saúde do Idoso propôs um levantamento das condições sócio demográfico e clínicas de aproximadamente 460 idosos com 80 anos ou mais, residentes na área de abrangência de um centro de saúde de Belo Horizonte. Objetivos: elaborar e propor, junto à ESF, NASF, bolsistas e preceptores, estratégias de enfrentamento das necessidades identificadas nos idosos cadastrados no centro de saúde; realizar e acompanhar em parceria com ESF/NASF o plano de cuidado contra referenciado pelo serviço especializado; reforçar o cuidado ao idoso restrito ao domicílio. Método: entrevistas domiciliares que são realizadas pela equipe do PET acompanhada pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS para o preenchimento da Ficha de Avaliação – Identificação do Idoso da área de abrangência do Centro de Saúde Vale do Jatobá com 80 anos ou mais, adaptada do “Protocolo do Centro Mais Vida”. Resultados: o trabalho está em andamento e após a coleta e análise dos dados é esperado que fosse possível estabelecer e executar o plano terapêutico compartilhado com profissionais da Atenção Primária conforme demanda identificada. Conclusão: A criação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde tem se mostrado importante para formação dos alunos em diversos cenários de práticas, aproximando e articulando os aspectos teóricos com as demandas sociais, assim como a qualificação em serviço dos profissionais em um espaço que propicia a prática multidisciplinar.
Palavras-chave
Saúde do Idoso; Interdisciplinaridade; Educação