Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: A GESTÃO DOS PROJETOS PRÓ-SAÚDE E PET-SAÚDE NA VOZ DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Aline Bússolo Corrêa, Chaiane Natividade de Souza Gonçalves, Gabriela Simon, Marta Lenise do Prado, Jeferson Rodrigues, Kenya Schmidt Reibnitz, Silvana Silveira Kempfer

Resumo


Introdução: As reformas curriculares dos cursos de graduação em saúde fomentadas à partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação subsidiam o contexto para refletir acerca da formação profissional1. Foram propostas Políticas Indutoras Ministeriais para reordenar a formação na graduação na área da saúde, tendo como objetivo à integração educação-trabalho em saúde. Dentre estas, destacamos o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde2. Objetivo: Conhecer o que pensam os profissionais da saúde envolvidos no Pró-Saúde e no PET-Saúde acerca do processo de gestão dos programas desenvolvidos em parceria da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas individuais com 16 profissionais de nível superior da área da saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), do distrito Sanitário Leste, no município de Florianópolis/SC e que participaram dos programas Pró-Saúde e/ou PET-Saúde. Os dados qualitativos foram analisados a partir da proposta operativa de Minayo3. Resultados e Discussão: O município de Florianópolis realiza a gestão dos projetos por meio da Rede Docente Assistencial (RDA), da qual participam representantes das instituições de Ensino Superior (IES) e SMS, para tomada de decisões relacionadas a integração ensino-serviço4. Os profissionais da rede básica de atenção à saúde do município de Florianópolis, envolvidos com os programas Pró-Saúde e PET-Saúde, desde 2006, mencionaram que as ações de integração ensino-serviço na gestão dos projetos Pró-Saúde e PET-Saúde apontam para a necessidade de: melhorar a integração fortalecendo a corresponsabilidade ensino-serviço, melhorar a gestão/distribuição das bolsas e a informação/divulgação acerca dos programas. Conclusão: Percebe-se através das entrevistas que com o tempo, os envolvidos foram se apropriando do processo, se envolveram e passaram a participar de sua gestão, contribuindo para o cumprimento de sua finalidade. Contudo, essa reflexão através da fala dos profissionais de saúde evidencia a necessidade de uma maior aproximação dos docentes com o serviço e dos profissionais com o processo de formação na universidade e o acesso à informação no processo de gestão dos programas, aprimorando o processo de gestão compartilhada.

Palavras-chave


Políticas Públicas; Sistema Único de Saúde; Formação de Recursos Humanos; Educação em Saúde

Referências


1 MATSUMOTO, K. S. A formação do enfermeiro para atuação na Atenção Básica: uma análise segundo as diretrizes do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

 

2 BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde : objetivos, implementação e desenvolvimento potencial / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília : Ministério da Saúde, 2007. 86 p. : il. – (Série C. Projetos, Programas e Relatórios).

 

3 MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

 

4 REIBNITZ, K. S. et al. Rede Docente Assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: Reflexos da Implantação dos Projetos Pró-Saúde I e II. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n.1, p. 68-75, 2012.