Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A QUALIFICAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NA TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICAS DE ATENÇÃO BÁSICA
Vera Joana Bornstein, Marcia Raposo Lopes, Ingrid D'Avilla Freire Pereira, Cristina Massadar Morel

Resumo


A educação em saúde é atividade fundamental do trabalho em saúde, principalmente na atenção básica. No entanto, nem sempre esta prática conduz a uma ruptura com as lógicas biologicista e autoritária típicas do trabalho de grande parte dos profissionais de saúde que responsabilizam os indivíduos por sua condição de saúde, direcionando o trabalho educativo para a transformação de hábitos e padrões comportamentais, sem considerar os conhecimentos e o cotidiano dos sujeitos. Investir na transformação do modelo de atenção à saúde no Brasil não pode se resumir a expansão da Estratégia de Saúde da Família. É necessário incidir sobre o processo de trabalho, do qual faz parte a educação em saúde. Consideramos que o enfoque a ser privilegiado seja o da Educação Popular em Saúde (EPS) que parte do princípio de que o educando possui um saber prévio, adquirido em sua história de vida, sua prática social e entende a educação como um processo de busca que inclui a ação e a reflexão do homem sobre o mundo. Em julho de 2012 o Conselho Nacional de Saúde aprova a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS) e neste contexto inicia-se o Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde. Este trabalho apresenta a proposta do Programa cujo objetivo é o de qualificar a atuação, sobretudo de agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde estimulando a construção de estratégias de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a EPS. O Programa se inicia com um curso em Educação Popular de caráter introdutório, com 53 horas, sendo 32 h presenciais, 11 h à distância e 10 h para trabalho de campo, com 24.000 alunos em 8 estados brasileiros e no Distrito Federal até maio de 2014. Na continuidade deverá ser realizada uma especialização técnica em Educação Popular. Ainda que a formação profissional seja essencial para lograr uma atenção à saúde de qualidade, as políticas desta área não têm priorizado ações para os profissionais de nível médio. Entende-se o curso de educação popular como uma oportunidade de qualificar o trabalho destes trabalhadores, na perspectiva da promoção da saúde e da atuação no espaço de trabalho e vida da população. Os resultados deste processo ainda são preliminares, já tendo sido realizada a formação da equipe docente do curso introdutório, mas a origem e formulação do Programa evidenciam a potência e ao mesmo tempo, as contradições do trabalho educativo no âmbito da ESF.

Palavras-chave


Educação Popular em Saúde; Agente Comunitário de Saúde; Educação em Saúde

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Educação Popular em Saúde, 2012b. Disponível em <www.cnts.org.br/geral/Arquivo/PNEPS%20SUS%20março%202012.doc>. Acesso em 17/11/2013.