Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA DA UFG - ENSINO BASEADO EM COMPETÊNCIA?
Raquel Reis Queiroz Santana, Ricardo Lira de Rezende Neves, Maria Goretti Queiroz

Resumo


Nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (DCNO) estão expressas as competências gerais para a formação dos egressos deste curso. Este documento orienta o Projeto Pedagógico de Curso e os planos de ensino orientam a condução das disciplinas para atingir as competências desejadas. O objetivo deste trabalho foi analisar os planos de ensino da Faculdade de Odontologia/Universidade Federal de Goiás (FO/UFG) visando identificar as competências gerais que são trabalhadas no curso a partir das DCNO.  A pesquisa foi feita através de uma análise documental dos Planos de Ensino (PE) referentes ao ano letivo de 2013, observando os seguintes itens que compunham o documento: os objetivos específicos, geral e ementa de modo criterioso, ordenado e excludente. As competências analisadas foram: atenção à saúde, educação permanente, liderança, comunicação, tomada de decisão e gerenciamento e administração. Foram estudados 63 PE e constatou-se que as competências estudadas são trabalhadas pelas diversas disciplinas do currículo. A competência da Atenção à Saúde é desenvolvida por 100% das disciplinas, principalmente as da unidade clínica. A Educação Permanente é desenvolvida por 11% das disciplinas. A Liderança por 20%, Comunicação 39%, Tomada de Decisão por 34%. Destaca-se a baixa frequência que a competência de Gerenciamento e Administração e desenvolvida pelas disciplinas (4,7%). Constata-se que ainda necessita maiores mudanças no processo de organização curricular da graduação de odontologia para a boa prática profissional na busca intensificada do conhecimento, interdisciplinaridade, integração teórico-prática e interação ensino-sociedade buscando um ensino voltado para integralidade.

Palavras-chave


Formação de Recursos Humanos em Odontologia; Educação Baseada em Competência; Competência Profissional; Ensino Superior;

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Goiás. Resolução - CEPEC nº 1008/2011. Goiânia, 2011.

SANTOS, W. S. Organização Curricular Baseada em Competência na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 35, n.1, p.86-92.  Brasília, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Faculdade de Odontologia. Plano de Ensino 2013. Coordenadoria do Curso de Graduação em Odontologia da FO/UFG. Goiânia. Out, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Faculdade de Odontologia. Conteúdo Programático. Coordenadoria do Curso de Graduação em Odontologia da FO/UFG. Goiânia. 1988-1992.