Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A APLICAÇÃO DE REDES SOCIAIS NA MONITORIA VIRTUAL DE HISTOLOGIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carla Valentina Melo de Matos, Ivna Silva Gonçalves, Camila Moreira Nobre Bonfim, Joseane Marques Fernandes, Isabelle Luanna Gonçalves Tavares, Miller Barreto de Brito e Silva, Fábio Castelo Branco Girão

Resumo


Caracterização do problema: Em consequência das transformações que os conteúdos didáticos e as cargas horárias dos cursos de Medicina vêm sofrendo para a incorporação do método Problem Based Learning, que tem por objetivo tornar o aluno um ser ativo no processo de ensino-aprendizagem, a utilização de métodos alternativos de ensino e a incorporação da tecnologia tem sido a opção encontrada por várias instituições para o ensino de disciplinas básicas. Com o advento e o sucesso das redes sociais, estas se mostraram capazes de ser ferramentas no ensino de disciplinas como a histologia, matéria básica e essencialmente visual. Diante disso, o a experiência teve como objetivo disponibilizar fotos de cortes histológicos utilizados no laboratório da faculdade e promover discussões sobre os assuntos estudados, exercitar habilidade de identificação dos tecidos, facilitar, contribuir e ajudar no entendimento dos cortes histológicos, debatendo sobre sua fisiologia e tirando dúvidas apresentadas. Descrição da experiência: As atividades foram desenvolvidas utilizando a rede social Facebook durante o período de 25 de agosto até 12 de dezembro de 2012. Participaram 193 alunos dos três primeiros semestres do curso de Medicina de uma faculdade de medicina do município de Fortaleza-CE e monitores de histologia do período vigente. As turmas foram separadas em grupos correspondentes aos seus semestres, nos quais eram disponibilizadas imagens de cortes histológicos e perguntas sobre histologia, embriologia e fisiologia relacionadas aos mesmos. Os alunos respondiam aos questionamentos e o gabarito oficial era divulgado pelos monitores um dia após a disponibilização das imagens. Efeitos alcançados: Percebeu-se interesse e participação significativos das turmas, principalmente dos alunos dos semestres iniciais. A discussão mostrou-se mais intensa em períodos de provas e os alunos aprovaram a iniciativa, solicitando por novos debates e disponibilização de material todas as semanas. Recomendações: A utilização dessa modalidade de ensino na graduação de Medicina permitiu a superação de dificuldades encontradas nas aulas como a inexperiência de manuseio dos instrumentos, a dificuldade de visualização e entendimento das estruturas pelos alunos além de possibilitar ao aluno contato com o material fora do laboratório e promover o estudo em grupo.