Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
NOVAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM: TRABALHANDO COM MEMORIAL
Giulena Rosa Leite, Ludmila Grego Maia, Marlene Andrade Martins
Resumo
Desde as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2001 a formação técnica na área da saúde vem sofrendo mudanças na condução do processo ensino aprendizagem, buscando o protagonismo dos alunos através de metodologias ativas de ensino e mudança na concepção pedagógica por parte dos docentes. As DCN propõem a formação de um profissional com perfil, humanista, crítico e reflexivo que esteja apto a atuar em uma outra perspectiva da assistência, com foco na integralidade e agindo em diferentes cenários. Para o estágio supervisionado as DCN propõe para o curso de Enfermagem, uma carga horária mínima de 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso, o que representa um número expressivo de horas que merecem investimento em técnicas de ensino aprendizagem que sejam interessantes para o aluno para que assim ele consiga dar significado a sua atuação nos cenários de prática (aprender a ser). É sabido que a prática deve contemplar ações pedagógicas que traga contribuições para que o educando encontre possibilidades de atingir um objetivo determinado, ou seja, uma aprendizagem com significado. Desse modo foi proposto a elaboração de um memorial descritivo que retratasse a trajetória acadêmica do estudante durante as horas do estágio supervisionado, avaliando os principais aprendizados levando em consideração o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a conhecer que constituem os quatro pilares da educação que são atributos indispensáveis a formação do Enfermeiro. O objetivo deste trabalho é relatar esse processo de inclusão do memorial como alternativa a avaliação do estágio supervisionado em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa. Na leitura do memorial percebeu-se pelo que o mesmo se tornou um instrumento para que o aluno pudesse relatar suas angústias e medos frente ao campo de estágio, ainda foi usado como espaço para relatar conflitos interpessoais e processos de tomada de decisão, para outros foi um momento de reflexões e estudos de caso e ainda citamos relatos com preocupação com o futuro profissional . Verifica-se que o memorial é um instrumento rico para avaliação da prática não só do estagiário mas principalmente devemos ressaltar a sua contribuição para prática pedagógica do professor, onde o mesmo pode buscar nos relatos dos alunos subsídios para transformar a sua atuação.
Palavras-chave
Memorial; estágio supervisionado; metodologia de ensino
Referências
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