Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
NOVAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM: TRABALHANDO COM MEMORIAL
Giulena Rosa Leite, Ludmila Grego Maia, Marlene Andrade Martins

Resumo


Desde as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2001 a formação técnica na área da saúde vem sofrendo mudanças na condução do processo ensino aprendizagem, buscando o protagonismo dos alunos através de metodologias ativas de ensino e mudança na concepção pedagógica por parte dos docentes. As DCN propõem a formação de um profissional com perfil, humanista, crítico e reflexivo que esteja apto a atuar em uma outra perspectiva da assistência, com foco na integralidade e agindo em diferentes cenários. Para o estágio supervisionado as DCN propõe para o curso de Enfermagem, uma carga horária mínima de 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso, o que representa um número expressivo de horas que merecem investimento em técnicas de ensino aprendizagem que sejam interessantes para o aluno para que assim ele consiga dar significado a sua atuação nos cenários de prática (aprender a ser). É sabido que a prática deve contemplar ações pedagógicas que traga contribuições para que o educando encontre possibilidades de atingir um objetivo determinado, ou seja, uma aprendizagem com significado. Desse modo foi proposto a elaboração de um memorial descritivo que retratasse a trajetória acadêmica do estudante durante as horas do estágio supervisionado, avaliando os principais aprendizados levando em consideração o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a conhecer que constituem os quatro pilares da educação que são atributos indispensáveis a formação do Enfermeiro. O objetivo deste trabalho é relatar esse processo de inclusão do memorial como alternativa a avaliação do estágio supervisionado em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa. Na leitura do memorial percebeu-se pelo que o mesmo se tornou um instrumento para que o aluno pudesse relatar suas angústias e medos frente ao campo de estágio, ainda foi usado como espaço para relatar conflitos interpessoais e processos de tomada de decisão, para outros foi um momento de reflexões e estudos de caso e ainda citamos relatos com preocupação com o futuro profissional . Verifica-se que o memorial é um instrumento rico para avaliação da prática não só do estagiário mas principalmente devemos ressaltar a sua contribuição para prática pedagógica do professor, onde o mesmo pode buscar nos relatos dos alunos subsídios para transformar a sua atuação.

Palavras-chave


Memorial; estágio supervisionado; metodologia de ensino

Referências


BRASIL. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Formação   Pedagógica   em   Educação   Profissional   na   Área   de   Saúde: enfermagem: núcleo contextual: educação/trabalho/profissão/cultura 2 - 2ª ed. rev. Brasília, 2003. 67p.

FERREIRA   M.   L.   S.   M.   Avaliação   no   Processo   Ensino-Aprendizagem:   uma Experiência Vivenciada. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v.           27,           n.  1,   jan./abr.           2003.           Disponível em: http://www.educacaomedica.org.br/UserFiles/File/2003/volume27%201/avaliacao_processo.pdf. Acesso em: 15 nov. 2011.

SILVA, C. C.; SILVA, A. T. M C.; OLIVEIRA, A. K. S. Processo avaliativo em estágios supervisionados:  uma  contribuição  para  o  estudo.  Cogitare  Enferm.,  v.12,  n.4,  2007,  p.428-38.  Disponível  em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/10065/6919>.  Acesso  em: 20 nov. 2011.

VALENTE, G.S. C.; VIANA, L. O. Da formação por competências à prática docente reflexiva. Revista Iberoamericana de Educación. v. 48, n. 4, fev. 2009. Disponível em:<   http://www.rieoei.org/deloslectores/2423Valente.pdf>.   Acesso   em:   23   nov. 2011.