Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TRATAMENTO DE ÚLCERA DE ESTASE VENOSA UTILIZANDO COBERTURAS ESPECIALIZADAS HIDROFIBRA E HIDROGEL E SATISFAÇÃO DO PACIENTE NO PROCESSO TERAPÊUTICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lilian Louise dos Santos, Lidiane Dias Reis

Resumo


As úlceras venosas constituem cerca de 80% das lesões crônicas encontradas em membros inferiores e é um grande desafio para seus portadores e serviços de saúde1. Este relato surgiu do interesse em expor a evolução significativa alcançada com a realização de curativos em lesões de úlceras venosas com coberturas especializadas. Objetivos: Avaliar a eficácia do uso de Hidrogel (SAF GEL) e Hidrofibra (Aquacel Ag) no tratamento de úlcera venosa e Identificar o grau de satisfação do paciente no processo terapêutico. Desenvolvimento: A úlcera de estase venosa é considerada a complicação mais seria da insuficiência venosa crônica com caráter recidivante e provoca sofrimento tanto ao seu paciente, quanto nos seus familiares2. Caracteriza-se por lipodermatoesclerose, aumento da pigmentação, eczema, erisipela e edema, geralmente aparecem no terço distal da face medial da perna, próxima ao maléolo medial3. Para a efetividade do tratamento de úlceras, o profissional deve realizar a avaliação integral do doente, levantando queixas e propostas alternativas de tratamento, para juntos opinarem sobre o tratamento mais adequado a ser instituído4. Metodologia: O presente estudo trata-se de um relato de experiência de uma paciente em tratamento de úlcera venosa realizada em uma instituição pública da cidade do Rio de Janeiro pela equipe de saúde, no período de Abril a Setembro de 2012, realizadas avaliações quinzenalmente dessas lesões para avaliação de sua cicatrização utilizando-se coberturas de hidrofibra e hidrogel, e aplicação de entrevista para avaliar a satisfação da usuária em relação ao tratamento instituído. Paciente G.B.L, 65 anos, feminino, Hipertensa, portadora de úlcera venosa crônica em região medial dos MMII após trauma contuso e dificuldade de deambular. Perimetria inicial em MID 11,5cm comprimento por 9,5cm de largura, lesão em MIE medindo 7cm comprimento por 5cm de largura. Resultados: Foi verificado nesse período de estudo redução da perimetria da úlcera em MID para 4cm de comprimento por 3cm largura e epitelização da lesão do MIE e ao final do estudo preliminar pode-se obter a satisfação da paciente diante de sua lesão com melhoria de sua auto-estima e deambulação normal, conseguindo agora ir a unidade para realizar a troca de seu curativo. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram a eficácia das coberturas especializadas na aceleração do processo cicatricial das úlceras venosas e total satisfação do usuário diante de sua lesão. Lilian Louise dos Santos.

Palavras-chave


Úlcera venosa; Coberturas especializadas; Assistência de Enfermagem

Referências


1 - ABDALLA, S e DADALTI, P. Uso da sulfadiazina de prata associada ao nitrato de cério em úlceras venosas: relato de dois casos. An. Bras. Dermatol. v. 78, n. 2, p. 227-233, Abr 2003. [Acesso on line: 20/08/2012] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S036505962003000200011&lng=pt &nrm=iso.

2 - SILVA, M. H.; JESUS, M. C. P.; MERIGHI, M. A. B.; OLIVEIRA, D. M.; SANTOS, S.M.R.; VICENTE, E. J. D. Manejo clínico de úlceras venosas na atenção primária à saúde.Acta Paul. Enferm. São Paulo, v.25, n.3, p. 329-333, 2012. [Acesso on line: 20/08/2012] Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300002.

3 - SILVA.F.A.A. Hipertensão arterial sistêmica em pacientes com úlcera venosa:Investigação com subsídio ao cuidado clínico de enfermagem em estomoterapia.(Dissertação) Mestrado em Enfermagem. Universidade do Ceará, Fortaleza, 2009. Rev. Bras. Enferm., v. 62, n. 6, p. 889-893. [Acesso on line: 15/08/2012] Disponível em: http://www.uece.br/cmacclis/dmdocuments/alexandra_araujo_da_silva.pdf.

4 - BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de Condutas para Úlcera Neurotrópicas e traumáticas. Brasil, n. 2, 56.p.:il, 2002. [Acesso on line: 28/08/2012] Disponível em:http://200.214.130.38/portal/arquivos/pdf/Manual_feridas_final.pdf.