Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVENCIAS INTERDISCIPLINAR E MULTIPROFISSIONAL NA INTERAÇÃO ENSINO SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Camila Rosalen Konzen, Maria Elisabeth Kleba, Liane Colliselli

Resumo


Caracterização do problema: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de enfermagem – juntamente com estudantes de outros cursos – da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), desenvolvida como atividade interdisciplinar e multiprofissional de promoção à saúde, em conjunto com a equipe da Estratégia Saúde da Família de Caibi, município situado na região oeste de Santa Catarina. Descrição da experiência: Foi utilizada como metodologia uma adaptação da trilha interpretativa realizada pelo curso de biologia, vinculada ao projeto “Natureza, Saúde e Bem-Estar”, inserido na proposta do Pró-Saúde da Unochapecó. A proposta, desenvolvida em dois semestres, identificou inicialmente problemas de interesse da equipe de saúde e outros setores do município, a partir dos quais foi organizado o roteiro da trilha, contemplando seis estações temáticas. Cada uma das estações foi planejada e implementada em parceria entre docentes e estudantes da Unochapecó e os profissionais do município. No segundo semestre de 2010, a trilha foi desenvolvida em uma área de lazer, envolvendo casais residentes na área rural e alunos da escola rural local. Cada estação foi assumida por estudantes e docentes de um curso específico, mais afim à temática selecionada. Já no primeiro semestre de 2011, a partir de avaliação e reivindicação dos estudantes, que desejavam vivenciar o trabalho em equipe, cada estação foi organizada por participantes dos diferentes cursos envolvidos. A trilha foi estruturada na praça central do município, envolvendo grupos de mulheres, da área urbana e rural, trabalhadores da área da saúde e outras lideranças do município, num total de 120 pessoas. Efeitos alcançados: Foram reconhecidas possibilidades de trabalho multiprofissional com inserção intersetorial, qualificando ações de promoção em saúde. Estudantes apropriaram-se de estratégias educativas dialógicas, desempenhando papel ativo no planejamento, implementação e avaliação da atividade. Destaca-se a integração ensino-serviço-comunidade, oportunizando a aprendizagem dos estudantes junto à realidade da região. Recomendações: A trilha interpretativa da forma como foi adaptada é uma ferramenta valiosa para ações de promoção a saúde e ainda oportuniza a atuação intersetorial. Por meio desta ação evidenciou-se que as ações multiprofissionais e intersetoriais são possíveis e contribuem para implementar a atenção integral e a promoção da saúde.

Palavras-chave


atenção primária em saúde; promoção da saúde; trabalho em equipe; intersetorialidade; métodos ativos de aprendizagem