Tamanho da fonte:
A PRÁTICA DE GRUPOS COM ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL COMO POSSIBILIDADE DE COMBATE A EPIDEMIA DE OBESIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
O Brasil e diversos países da América Latina estão experimentando uma rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Nesse contexto, a obesidade se consolidou como agravo nutricional associado a uma alta incidência de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, influenciando desta maneira, no perfil de morbi-mortalidade das populações. É possível vivenciar a abordagem multiprofissional nos grupos de emagrecimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Alfenas-MG, que conta com 13 ESF (12 urbanas e 1 rural). O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é composto por psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social. Juntamente com os residentes da Unifal-MG, que também atuam na AP, é possível propiciar um tratamento multiprofissional aos que participam do grupo. Os integram são aqueles encaminhados ao serviço de nutrição, estes são convidados, geralmente, após a triagem realizada pela equipe do NASF. Os grupos são coordenados pelo nutricionista, sendo realizados encontros quinzenais, em que são feitas a pesagem. Além disso, são comentadas as experiências de cada pessoa na quinzena e sanadas possíveis dúvidas. Em todo encontro há discussão de um assunto, geralmente escolhido pelo próprio grupo. Quando o tema não diz respeito exclusivamente à nutrição, solicita-se a participação de um profissional melhor capacitado para trabalhar o assunto. Dentre os temas já trabalhados nota-se: Uso de adoçante; Medicamentos e chás utilizados para perda de peso; Leitura de rótulos, Alimentos termogênicos, Índice glicêmico dos alimentos, Ansiedade e emagrecimento, Medidas caseiras, Higiene e armazenamento dos alimentos, Aproveitamento integral dos alimentos, entre outros. Além de se trabalhar diversos temas, continuamente é feito o convite para as atividades com educador físico e fisioterapeuta, que são realizadas na ESF. Dessa forma, o usuário tem a possibilidade de fazer atividade física (Caminhada; Tai Chi Chuan; Hidroginástica; Academia ao ar livre, etc.), a fim de se complementar o acompanhamento nutricional e, assim, otimizar os resultados da perda de peso. O trabalho em grupo é enriquecedor, a troca de experiências é motivadora e contribui com a adesão dos integrantes, o participante obtém, além do emagrecimento, melhora do consumo alimentar e qualidade de vida. É necessário um acompanhamento contínuo destes usuários para que os mesmos possam alcançar seus objetivos.
Palavras-chave
Grupos de emagrecimento; Atuação multiprofissional; Estratégia Saúde da Família
Referências
HAUSER, C; BENETTI, M; REBELO, F. P. V. Estratégias para o emagrecimento. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 6, Núm. 1, p. 72-81, 2004.
KAC, G; VELÁSQUEZ-MELÉNDEZ, G. A transição nutricional e a epidemiologia da obesidade na América Latina. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19 (Sup. 1): S4-S5, 2003.
ASSIS, M. A. A; NAHAS, M. V. Aspectos motivacionais em programas de mudança de comportamento alimentar. Rev. Nutr. Vol.12, Núm.1. Campinas. Jan./Abr., 1999.