Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA DE GRUPOS COM ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL COMO POSSIBILIDADE DE COMBATE A EPIDEMIA DE OBESIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Isabela de Siqueira Carvalho, Maysa Sales dos Santos, Josilene Gomes dos Santos, Anne Calheiros de Rezende, Denise Ferreira Cristiano de Araújo, Cristina Garcia Lopes Alves

Resumo


O Brasil e diversos países da América Latina estão experimentando uma rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Nesse contexto, a obesidade se consolidou como agravo nutricional associado a uma alta incidência de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, influenciando desta maneira, no perfil de morbi-mortalidade das populações. É possível vivenciar a abordagem multiprofissional nos grupos de emagrecimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Alfenas-MG, que conta com 13 ESF (12 urbanas e 1 rural). O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é composto por psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social. Juntamente com os residentes da Unifal-MG, que também atuam na AP, é possível propiciar um tratamento multiprofissional aos que participam do grupo. Os integram são aqueles encaminhados ao serviço de nutrição, estes são convidados, geralmente, após a triagem realizada pela equipe do NASF. Os grupos são coordenados pelo nutricionista, sendo realizados encontros quinzenais, em que são feitas a pesagem. Além disso, são comentadas as experiências de cada pessoa na quinzena e sanadas possíveis dúvidas. Em todo encontro há discussão de um assunto, geralmente escolhido pelo próprio grupo. Quando o tema não diz respeito exclusivamente à nutrição, solicita-se a participação de um profissional melhor capacitado para trabalhar o assunto. Dentre os temas já trabalhados nota-se: Uso de adoçante; Medicamentos e chás utilizados para perda de peso; Leitura de rótulos, Alimentos termogênicos, Índice glicêmico dos alimentos, Ansiedade e emagrecimento, Medidas caseiras, Higiene e armazenamento dos alimentos, Aproveitamento integral dos alimentos, entre outros. Além de se trabalhar diversos temas, continuamente é feito o convite para as atividades com educador físico e fisioterapeuta, que são realizadas na ESF. Dessa forma, o usuário tem a possibilidade de fazer atividade física (Caminhada; Tai Chi Chuan; Hidroginástica; Academia ao ar livre, etc.), a fim de se complementar o acompanhamento nutricional e, assim, otimizar os resultados da perda de peso. O trabalho em grupo é enriquecedor, a troca de experiências é motivadora e contribui com a adesão dos integrantes, o participante obtém, além do emagrecimento, melhora do consumo alimentar e qualidade de vida. É necessário um acompanhamento contínuo destes usuários para que os mesmos possam alcançar seus objetivos.

Palavras-chave


Grupos de emagrecimento; Atuação multiprofissional; Estratégia Saúde da Família

Referências


HAUSER, C; BENETTI, M; REBELO, F. P. V. Estratégias para o emagrecimento. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 6, Núm. 1, p. 72-81, 2004.

KAC, G; VELÁSQUEZ-MELÉNDEZ, G. A transição nutricional e a epidemiologia da obesidade na América Latina. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19 (Sup. 1): S4-S5, 2003.

ASSIS, M. A. A; NAHAS, M. V. Aspectos motivacionais em programas de mudança de comportamento alimentar. Rev. Nutr. Vol.12, Núm.1. Campinas. Jan./Abr., 1999.