Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS NA REDE DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
Ludmila Grego Maia, Lucilene Maria Sousa, Ida Helena Carvalho Francescantônio Menezes

Resumo


A educação permanente (EP) pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações, sendo feita a partir dos problemas enfrentados na realidade. A construção de um processo educativo voltado para os profissionais traduz-se na possibilidade de se oferecer um serviço de melhor qualidade e resolutividade com intervenção efetiva em relação aos problemas locais. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, e nesse aspecto o que difere a educação permanente da educação continuada está no fato de que essa última não provoca mudanças na estrutura e no processo de trabalho, reforçando assim um modelo fragmentado pela repetição de práticas fragmentadas. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu da necessidade em conhecer de que forma a política nacional de educação permanente em saúde vem sendo conduzida no município de Jataí, pois acredita-se na sua potencialidade para reorganizar o atual modelo de saúde, fortalecer as relações institucionais, promover espaços para escuta ativa dos trabalhadores e assim consolidar o SUS. O objetivo deste estudo foi caracterizar os tipos de atividade educativa ocorridas do município de Jataí na perspectiva da política nacional de educação permanente em saúde. Trata-se deum estudo transversal com análise documental das atividades ocorridas no ano de 2012. O município de Jataí é considerado região de saúde e referência em saúde pública para média e alta complexidade na regional sudoeste II foram incluídas no estudo todas as unidades de saúde. Foram analisados 83 documentos no período do estudo. Quanto ao tipo de atividade educativa destaca-se que a maioria das atividades educativas ocorreram voltadas a comunidade 71,1%, seguido de ações como treinamentos, simpósios e seminários 18,1%, apenas 8,4% das ações demostraram correlação com a EP por tratarem de ações no serviço entre os trabalhadores voltadas para a realidade local. Os resultados apontam que predominantemente as ações ocorridas no município tratam-se de educação em saúde, onde o conhecimento científico sobre o processo saúde doença passa a ser mediado por profissionais da saúde com intuito de subsidiar a comunidade na adoção de um estilo de vida mais saudável. As ações que foram realizadas na perspectiva da EP tiveram uma pequena representatividade, o que reforça a necessidade de mudança quanto a concepção dos profissionais. Acredita-se que conhecer o direcionamento das atividades de educação permanente no município subsidiem a gestão para elaboração de um planejamento mais efetivo.

Palavras-chave


Educação em saúde; educação permanente; rede de saúde

Referências


BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. 168p.

______. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 set. 1990.

______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/ 96 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: 1996. 9p.

______. Coordenação Geral da Política de Recursos Humanos. Política de Recursos Humanos para o SUS: balanço e perspectivas. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação Geral da Política de Recursos Humanos. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002. p.31.

______. Ministério da Saúde. Portaria Nº 198/GM, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 fev. 2004a. Seção 1, p.37.

______. Ministério da Saúde.Ver – SUS Brasil: cadernos de textos / Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004b. 299 p.

CECCIM,  R.  B.;  FEUERWERKER,  L.  O quadrilátero  da  formação  para  a  área  de saúde: ensino, gestão, atenção e controle socialPhysis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004.

PEDUZZI, M.et al . Atividades educativas de trabalhadores na atenção primária: concepções de educação permanente e de educação continuada em saúde presentes no cotidiano de Unidades Básicas de Saúde em São Paulo. Interface (Botucatu),  Botucatu,  v. 13,  n. 30, set.  2009. p.121-134.