Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UM OLHAR ÉTICO SOBRE A LONGITUDINALIDADE DO CUIDADO
Micheli Recktenwaldt, Mikaela Basso, Marielli Costa de Souza, Juliana Betat, Adassa Priscila Castro, Jose Roque Junges

Resumo


Introdução: As discussões sobre os desafios éticos no âmbito das políticas de Atenção Primária à Saúde (APS) são questões pertinentes ao serviço e aos profissionais e suas práticas de cuidado e atenção. A APS possui quatro atributos essenciais, a acessibilidade, a integralidade, a coordenação e a longitudinalidade. A longitudinalidade define-se como a relação terapêutica estabelecida entre o profissional e o usuário e é considerada a característica central e exclusiva da APS. Uma relação de confiança e reciprocidade entre o usuário e a equipe de saúde é viabilizada pela longitudinalidade, que também, deve atuar promovendo o reconhecimento e a utilização da Unidade Básica de Saúde como uma fonte regular de cuidado. Objetivo: O objetivo do trabalho é identificar e discutir os problemas éticos relacionados com a longitudinalidade do cuidado da saúde dos usuários pela equipe de saúde. Metodologia: Este trabalho é um recorte do projeto “Construção de um instrumento de avaliação sobre a ocorrência de problemas éticos na Atenção Básica à Saúde” cujo objetivo foi identificar a ocorrência de problemas éticos na Atenção Primária e validar um instrumento que auxilie na identificação destes conflitos com vistas à melhoria da assistência. Foi realizado um estudo de corte transversal, onde foi aplicado a profissionais da Atenção Primária um questionário fechado, contendo 41 situações éticas. Foram investigados 237 profissionais em 12 Unidade de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, uma instituição pública federal. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise fatorial exploratória dos escores, de onde originaram-se seis dimensões centrais: “gestão”, “longitudinalidade”, “prática das equipes”, “perfil profissional”, “sigilo e privacidade”. Resultados: Os problemas éticos relativos à longitudinalidade do cuidado são os seguintes: “os profissionais sentem-se impotentes para convencer o usuário a dar continuidade ao tratamento”, “o profissional não consegue identificar até onde pode interferir em hábitos e costumes das famílias e dos usuários para que eles tenham um estilo de vida saudável”, “os usuários recusam tratamento por acreditarem numa cura divina”, “os usuários se recusam a seguir indicações médicas ou a fazerem exames” e “é difícil cumprir na prática o papel e as responsabilidades de cada profissional dentro da equipe de saúde”. Conclusão: A longitudinalidade do cuidado efetiva promove uma diminuição das internações e da utilização de serviços de média e alta complexidade e traduz uma maior satisfação do usuário. Investigações sobre os desafios éticos de políticas públicas da Atenção Primária são positivos para os serviços, porque levam os profissionais a tomar consciência da reflexão, deliberação e avaliação das atitudes éticas nas práticas de saúde.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde, Profissionais da Saúde; Cuidado longitudinal; Ética

Referências


Silva LT. Construção e validação de um instrumento para mensuração de ocorrência de problemas éticos na atenção básica [dissertação]. São Paulo: USP; 2008.

Starfield, B. Atenção Primária: Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco; 2002.

Zoboli ELCP. Bioética e Atenção Básica: um estudo de ética descritiva com enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família [tese]. São Paulo: USP; 2003.