Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROPOSTA CRITICO-REFLEXIVA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIADOS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adriana Katia Corrêa, Maria Conceição Bernardo de Mello Souza, Maria José Clapis

Resumo


Tendo em vista a necessidade de investimentos na formação de trabalhadores da saúde como uma das estratégias para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo os trabalhadores técnicos de nível médio em enfermagem, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de formação de enfermeiros licenciados da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) que, além da prática de cuidado e gestão nos serviços de saúde, serão também professores da Educação Profissional em Enfermagem (formação de auxiliares e técnicos de enfermagem). O foco é apresentar a formação proposta nas disciplinas que ocorrem do terceiro ao quinto anos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, fundamentadas na articulação teoria prática, por meio de metodologia de ensino problematizadora, em referencial critico-reflexivo, e nas parcerias com as escolas técnicas. No terceiro ano, na disciplina Educação Profissional em Enfermagem I, os alunos iniciam a aproximação à docência neste contexto de ensino, coletando informações, realizando observações e realizando algumas atividades educativas em sala de aula, junto com os docentes do ensino técnico envolvidos. No quarto ano, na disciplina Educação Profissional em Enfermagem II, os estudantes acompanham a supervisão dos estágios dos cursos de auxiliares e técnicos de enfermagem, realizando observações da prática pedagógica desenvolvida pelo professor supervisor junto aos alunos da escola técnica inseridos nos serviços de saúde, cenários de prática da escola de educação profissional. No quinto ano, nas disciplinas Estágio Curricular em Educação Profissional em Enfermagem e Metodologia do Ensino de Enfermagem II, os alunos retomam a prática da docência na escola técnica, ampliando e aprofundando teoricamente as atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do terceiro e quarto anos. No decorrer destas disciplinas, os alunos vão realizando articulações entre a prática docente e os referenciais teóricos que fundamentam estas disciplinas na perspectiva de construção gradativa da identidade docente na educação profissional em enfermagem. Neste contexto de formação, espera-se que os alunos do curso de licenciatura em enfermagem vivenciem o papel de professor enfermeiro inseridos no mundo real de trabalho, o cotidiano complexo das escolas técnicas de enfermagem, compromissados com a formação de trabalhadores técnicos de nível médio.

Palavras-chave


licenciatura em enfermagem; formação de professores; educação profissional.

Referências


 

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