Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PERCEPÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL VIGILÂNCIA EM SAÚDE ENQUANTO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Fabiana Ferreira, Milton Cosme Ribeiro, Liliane da Consolação Campos Ribeiro

Resumo


Desde a realização da Conferência Internacional de Alma-Ata o processo das práticas de saúde encontra-se em constantes mudanças. Este acontecimento também gerou modificações no cuidado à saúde no Brasil, com a realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, o que culminou com o movimento da Reforma Sanitária. Com a criação do SUS em 1988, as políticas públicas de saúde reformularam, inclusive na formação de recursos humanos para se adequarem a esta nova realidade. Cria-se então em 2010, pela iniciativa do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o Programa de Educação do Trabalho para a Saúde - PET-Saúde - cujo objetivo é fomentar grupos de trabalho tutorial no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O PET constitui-se uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e de vigilância em saúde, baseados na integração ensino-serviço-comunidade. Este estudo visa abordar as percepções dos integrantes do PET-Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS) desenvolvido pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Superintendência Regional de Saúde (SRS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enquanto proposta de integração ensino-serviço, uma vez que com a nova construção curricular, a maneira de se abordar o processo saúde-doença mudou e é fundamental que os acadêmicos se ajustem ao novo perfil profissional emergente para que sejam capazes de enfrentarem diferentes realidades sociais. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, com enfoque qualiquantitativo. Para isso propõe-se a aplicação de questionários semiestruturados aos integrantes do PET-Saúde/VS, contendo perguntas fechadas e abertas. Espera-se que a presente pesquisa possa comprovar, a partir dos dados e informações colhidas, que o PET-Saúde/VS configurou-se como uma importante estratégia interinstitucional e multidisciplinar na integração das práticas de ensino e serviço.

Palavras-chave


Preceptoria; Serviços de Saúde; Ensino

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