Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE
Nádia Kunkel Szinwelski, Luciara Souza Gallina, Carla Rosane Paz Arruda Teo, Fabiula Grahl, Sofie Bohrz, Géssica Albani

Resumo


Introdução: De acordo com o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6286, de 5 de dezembro de 2007, a avaliação nutricional é uma das ações de saúde previstas para serem implementadas na escola. O quadro anteriormente caracterizado pela alta prevalência de desnutrição está sendo substituído pelo binômio sobrepeso e obesidade associado a carências nutricionais devido a escolha inadequada dos alimentos, o que é inquietante principalmente pela dimensão que está tomando entre crianças. Sendo assim, o conhecimento do estado nutricional dos escolares poderá subsidiar ações dentro da escola para mudança dos hábitos alimentares e perfil nutricional. Objetivo: Conhecer o estado nutricional dos escolares do ensino fundamental do turno vespertino nas escolas municipais urbanas de um município do oeste catarinense. Método: O estudo foi realizado nas 27 escolas municipais urbanas do município. A população do estudo foi composta pelos 4686 escolares matriculados no ensino fundamental no turno vespertino em 2012/1. O estado nutricional foi definido pelo IMC por sexo e idade, com base nos padrões propostos pela Organização Mundial de Saúde (2007). A combinação de sobrepeso e obesidade foi denominada excesso de peso. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unochapecó. Resultados: Dos 4686 escolares, 96% estavam presentes no dia da coleta de dados e 2124 apresentaram o TCLE assinado pelos pais e fizeram parte do estudo. Destes, 50,33% do sexo feminino e 49,67% do sexo masculino. Das 1069 meninas, 2,15% (n=23) apresentaram magreza nos diversos graus; 26,66% (n=285) excesso de peso nos diversos graus e 71,19% (n=761) estavam eutróficas. Em relação aos meninos (n=1055), 2,65% (n=28) foram classificados com magreza nos diversos graus; 31,28% (n=330) apresentavam excesso de peso nos diversos graus e 66,07 % (n=697) estavam eutróficos. Conclusão: No estudo foi muito significativo o número de escolares em excesso de peso. A partir do quadro encontrado, enfatiza-se a necessidade de criação de políticas públicas de saúde voltadas para o controle do peso adequado. O município avaliado participa do PSE e os dados encontrados poderão subsidiar a gestão do referido programa. Quanto mais populações e/ou indivíduos são avaliados do ponto de vista nutricional, e quanto mais seriadas são essas avaliações, mais intervenções precoces podem ser instituídas, certamente melhorando a qualidade de vida da população de uma forma geral.

Palavras-chave


Avaliação nutricional; Saúde Escolar; PSE

Texto completo: Resumo Expandido