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AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE
Resumo
Introdução: De acordo com o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6286, de 5 de dezembro de 2007, a avaliação nutricional é uma das ações de saúde previstas para serem implementadas na escola. O quadro anteriormente caracterizado pela alta prevalência de desnutrição está sendo substituído pelo binômio sobrepeso e obesidade associado a carências nutricionais devido a escolha inadequada dos alimentos, o que é inquietante principalmente pela dimensão que está tomando entre crianças. Sendo assim, o conhecimento do estado nutricional dos escolares poderá subsidiar ações dentro da escola para mudança dos hábitos alimentares e perfil nutricional. Objetivo: Conhecer o estado nutricional dos escolares do ensino fundamental do turno vespertino nas escolas municipais urbanas de um município do oeste catarinense. Método: O estudo foi realizado nas 27 escolas municipais urbanas do município. A população do estudo foi composta pelos 4686 escolares matriculados no ensino fundamental no turno vespertino em 2012/1. O estado nutricional foi definido pelo IMC por sexo e idade, com base nos padrões propostos pela Organização Mundial de Saúde (2007). A combinação de sobrepeso e obesidade foi denominada excesso de peso. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unochapecó. Resultados: Dos 4686 escolares, 96% estavam presentes no dia da coleta de dados e 2124 apresentaram o TCLE assinado pelos pais e fizeram parte do estudo. Destes, 50,33% do sexo feminino e 49,67% do sexo masculino. Das 1069 meninas, 2,15% (n=23) apresentaram magreza nos diversos graus; 26,66% (n=285) excesso de peso nos diversos graus e 71,19% (n=761) estavam eutróficas. Em relação aos meninos (n=1055), 2,65% (n=28) foram classificados com magreza nos diversos graus; 31,28% (n=330) apresentavam excesso de peso nos diversos graus e 66,07 % (n=697) estavam eutróficos. Conclusão: No estudo foi muito significativo o número de escolares em excesso de peso. A partir do quadro encontrado, enfatiza-se a necessidade de criação de políticas públicas de saúde voltadas para o controle do peso adequado. O município avaliado participa do PSE e os dados encontrados poderão subsidiar a gestão do referido programa. Quanto mais populações e/ou indivíduos são avaliados do ponto de vista nutricional, e quanto mais seriadas são essas avaliações, mais intervenções precoces podem ser instituídas, certamente melhorando a qualidade de vida da população de uma forma geral.
Palavras-chave
Avaliação nutricional; Saúde Escolar; PSE
Texto completo:
Resumo Expandido