Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA DA REDE ESCOLA DA GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB
Uberlandia Islândia Barbosa Dantas, Zey Verissimo de Aguiar, Cristiane Mélo Poletto, Rosane Gomes Sabino, Ana Paula Vasques Nogueira, Mirla Lima Ribeiro

Resumo


Introdução: A gestão dos recursos humanos é uma das dificuldades para implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua criação e assim como a falta de profissionais com perfil adequado tem sido obstáculo para a melhoria da qualidade dos serviços e a efetividade do SUS. Sabemos que a Educação em Saúde é uma das responsabilidades sanitárias compartilhadas entre os três entes federados do Sistema Único de Saúde (SUS), definidas na Constituição Federal, na Lei 8.080/90, NOB-RH SUS de 2003, no Pacto pela Saúde e na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Objetivo Geral: Compreender como ocorre o debate da integração ensino – serviço através das oficinas da Rede Escola do Município de João Pessoa/PB. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a condução da Política de Educação Permanente e a sua discussão no Fórum da Rede Escola do município de João Pessoa/PB. Foi utilizada a observação participante e a análise da produção dos grupos de trabalho do evento. Resultados: A educação permanente apresenta-se como uma proposta de ação estratégica capaz de contribuir para a transformação dos processos formativos, das práticas pedagógicas e assistenciais e para a organização dos serviços, necessitado para isso de um trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas várias esferas, da gestão e das instituições formadoras. Em João Pessoa a Rede Escola é um dispositivo democrático de fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade sendo formada por representantes da atenção básica, especializada, hospitalar, da vigilância em saúde, instituições de ensino superior e técnicos do setor público e privado assim como, pela gestão municipal da saúde. Conclusão: Com a realização da VII Oficina da Rede Escola no mês de novembro de 2013 foi possível discutir sobre os avanços na integração ensino-serviço, sobre as prioridades de pesquisas para o SUS local, a integração da equipe de Saúde da Família com os discentes, a aceitação do usuário na prática da integração ensino-serviço e a relação entre o núcleo de apoio à saúde da família e preceptoria.

Palavras-chave


Educação em Saúde, Serviços de Saúde, aprendizagem, Sistema Único de Saúde.

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providencias [Internet]. Brasília; 2004 [citado 2009 dez. 15]. Disponível em: http://www.unifesp.br/dmedprev/planejamento/pdf/port_GM198.pdf

Brasil. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde. Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília; 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n.1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências [Internet]. Brasília; 2007 [citado 2010 jan. 12]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Portaria_1996-de_20_de_agosto-de-2007.pdf