Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE O QUE APRENDER NESSA FASE DA VIDA
Vinicius Bezerra Guerra, Luanna Polari Leitão, Mariana Schettini de Queiroz, Iara Medeiros de Araújo, Danielle Serafim Pinto

Resumo


Introdução: O envelhecimento da população é um processo natural de qualquer sociedade, mas almeja-se que isto ocorra de modo a proporcionar uma vida feliz e saudável aos indivíduos que vivenciam esta etapa da vida. A Educação permite que os idosos ultrapassem visões limitadoras e padronizadoras da velhice, evidenciando que o registro de novos conhecimentos é perfeitamente assimilado em qualquer fase da vida. Objetivos: Entrevistar e analisar a perspectiva sobre o desejo do aprendizado em um grupo de idosos. Método: Estudo qualiquantitativo desenvolvido por acadêmicos de medicina, do projeto de pesquisa e extensão sobre práticas educativas na comunidade, da Faculdade de Medicina Nova Esperança. A atividade foi realizada com um grupo de idosos desta instituição, mediante entrevista a 77 participantes deste grupo, através de um formulário previamente elaborado, com questões acerca do objetivo do estudo. Resultados: Dentre os entrevistados, 55% relatou ter interesse ainda em aprender alguma atividade. Entre elas foram citadas o desejo de saber dirigir, bordar, costurar, pintura entre outras. A vontade de aprender a ler e escrever representou o maior interesse citado. 40% relataram ter esse objetivo nessa fase da vida. Conclusões: Viver é um eterno aprendizado e a educação serve de combustível para continuar ampliando os horizontes. Os idosos ainda querem aprender, mas é necessário criar métodos e atividades que dialoguem com a forma de aprendizagem deles, estimulando-os a busca continuada pelo conhecimento. É preciso que os profissionais de saúde criem oportunidades e estratégias para proporcionar garantias de realização desses desejo.

Palavras-chave


Saúde do Idoso; Aprendizagem; Educação em Saúde.

Referências


FREIRE, Ana Maria. A. (Org) Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FIGUEIREDO, Maria do Livramento Fortes et al . Educação em saúde e mulheres idosas: promoção de conquistas políticas, sociais e em saúde. Esc. Anna Nery,  Rio de Janeiro ,  v. 10, n. 3, Dec.  2006 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000300014&lng=en&nrm=iso>. access on  05  Nov.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000300014.

Masson JM. Atentado a verdade. Rio de Janeiro (RJ): J.Olympio; 1984.