Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ATENDIMENTO ACOLHEDOR E HUMANIZADO NO SUS: UM OLHAR DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
Francisca Silva de Alencar, Gisele Lopes Oliveira, Nicacia Souza Oliveira, Edeiza Ataliba Bastos, Natalia Bastos Ferreira, Raimundo Tavares de Luna Neto, Lucia Vanda Teixeira Freitas Cavalcante, Gislene Farias Oliveira, Katiana Bezerra Bastos

Resumo


INTRODUÇÃO: A maneira de prestar assistência humanizada e de qualidade envolve muito mais do que a disponibilidade de recursos materiais e conhecimento científico, requer sensibilidade humana e competência profissional em trabalhar com a realidade existente para proporcionar resolução e bem-estar à saúde dos usuários do SUS. OBJETIVO: Verificar a percepção dos usuários da saúde acerca do atendimento do Sistema Único de Saúde SUS vinculado aos aspectos acolhedor e humanizado. MÉTODO:Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, através de entrevista semiestruturada com 60 usuários da saúdedo sistema público do município de Iguatu-CE. RESULTADOS: Constatou-se nesse estudo que 34% dos sujeitos valorizam o trabalho e a interação do Agente Comunitário de Saúde, sendo que este é acolhedor e muito prestativo, outros 29% dos usuários referiram serem mal atendidos, dando ênfase a falta de exames (sistema de quotas), profissionais ignorantes, falta de medicamento e falta de empatia do profissional médico. Dos que foram bem atendidos integralmente integraram 22%, enquanto que 15% sentiram-se hostilizados por parte de alguns profissionais de enfermagem, chegando até mesmo a haver discussões nos estabelecimentos de saúde. CONCLUSÃO: Faz-se necessário inserir esse tema no processo de capacitação permanente, para que todos envolvidos no atendimento em saúde prestem aos usuários uma assistência acolhedora e humanizada através do processo de escuta para que seja possível identificar e distinguir necessidades de anseio e desejos da população. O atendimento deve ser pautado ainda no contexto psíquico e social no qual o cliente está inserido, respeitando suas crenças, anseios e sem nenhum preconceito relacionado à raça, idade, orientação social, estado de saúde, escolaridade e outros.

Palavras-chave


Humanização, Atendimento, Usuários, Saúde

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