Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO CUIDADO AO IDOSO NA COMUNIDADE REORIENTANDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA INTERSETORIALIDADE
Cristina Katya Torres Teixeira Mendes, Rhayssa de Oliveira e Araújo, Bruno Araújo da Silva Dantas, Andréa Tayse de Lima Gomes, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé, Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização do problema: O Projeto de Cuidado ao Idoso na Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é desenvolvido na Unidade de Saúde da Família (USF) Igapó, no Distrito Sanitário Norte II em Natal-RN, desde mês de Janeiro de 2013. Tendo a Educação Popular como base teórica e metodológica para a realização das atividades do Projeto, procura-se valorizar os saberes e práticas populares, estabelecendo uma relação dialógica com os atores, assim como contribuindo com o fortalecimento desses sujeitos. Descrição da experiência: Há várias atividades desenvolvidas e uma delas é a promoção de passeios fora da área da USF com os estudantes, profissionais de saúde e idosos, através de uma articulação intersetorial. A partir das demandas surgidas no grupo, três passeios foram realizados: piquenique no Parque das Dunas em Natal-RN, passeio de barco Chama-maré no litoral de Natal-RN e visita ao Santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz-RN. Esta experiência foi encarada como um desafio pelos estudantes, haja vista que os locais de práticas onde já haviam trabalhado era basicamente dentro dos serviços de saúde. A participação ativa dos profissionais da equipe da USF e o apoio da UFRN foram de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades, solidificando a interação com a instituição a cada novo encontro. A liberdade quanto à construção e execução da metodologia proposta apresentou resultados positivos, relatados pela satisfação dos estudantes, idosos e profissionais da USF. Efeitos alcançados: Ao decorrer dos passeios percebeu-se que houve o surgimento de um vínculo interativo entre todos envolvidos. Os objetivos esperados foram alcançados, no tocante que os mesmos assimilaram os assuntos abordados durante o passeio. A socialização das experiências individuais foi destacada como essencial na troca e no aprendizado mútuo. Esta vivência proporcionou um aprendizado único para os estudantes, até então envolvidos apenas na abordagem tradicional de ensino. Recomendações: A realização de experiências fora da universidade e serviços de saúde permitem aos estudantes perceber e sentir como o saber construído em cada passeio possibilita uma nova visão e melhor interação com o conhecimento adquirido na academia, além de obter uma verdadeira compreensão da importância da intersertorialidade, apontando para uma reorientação da formação, comprometida com o Sistema único de Saúde.

Palavras-chave


Comunidade; Formação; Intersetorialidade